Educação | Com Fiems | 21/09/2018 12h00

Escola de TL comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

Compartilhe:

Os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas participaram do plantio de mudas para comemorar o Dia da Árvore, que é celebrado nesta sexta-feira (21/09). A iniciativa foi para despertar o interesse das crianças no cuidado com o meio ambiente e proporcionar discussões sobre o tema áreas verdes e árvores nas escolas.

Além disso, os alunos também compreenderam as causas e as consequências do desmatamento para a fauna e flora local e conheceram as etapas de crescimento e plantio de uma árvore. O plantio de mudas foi realizado como parte da Educação Ambiental, que é um tema importante e foi trabalhado nas turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola.

Com a chegada do Dia da Árvore, não há lugar melhor do que a escola para desenvolver ações educativas entre os alunos e a comunidade escolar para conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Após uma roda de conversa com as crianças, cada professora conscientizou a turma do papel de cada um no cuidado com o meio ambiente, e sugeriram que cada um pensasse como poderia ser um agente de transformação.

Depois dessa conversa e diversas atividades em sala, as professoras se mobilizaram e buscando auxílio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Três Lagoas, que já faz um trabalho de distribuição de mudas para a comunidade e conseguiram mudas para as turmas. Cada turma, então, realizou o plantio de acordo com um mapa elaborado pela equipe de jardinagem do colégio.

A proposta a seguir é que, a partir de então, os alunos se tornem guardiões da árvore que escolheram plantar, cuidando diariamente das mudas plantadas e observando seu crescimento. “A ação desenvolvida pelas professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental foi muito importante, pois sensibilizou as crianças para a importância da preservação do meio ambiente para garantir uma boa qualidade de vida para todos”, disse a diretora Zuleica Alves Guimarães.

“Despertar nas crianças o interesse pelo assunto, meio ambiente, é muito importante, eles são a semente do futuro, eles levam para as famílias a compreensão do cuidado que devemos ter com o meio ambiente. O plantio de uma muda de árvore, desperta nas crianças o sentimento de protetor e incentiva-os a cuidar mais da natureza. Foi uma experiência maravilhosa e encantadora”, completou a professora Fernanda Ribeiro.

Já a professora Carolina Campos Garcia reforça a importância dessa iniciativa. “Plantar árvores na escola foi uma ação que além de deixar o colégio mais arborizado, deixa os alunos conscientes da importância da árvore e seus cuidados marcando suas vidas”, afirmou. “Nós brincamos de caça ao tesouro e eu gostei de encontrar o tesouro que era uma muda de árvore que nós plantamos”, disse o aluno Victor Santos Rosa. “Eu gosto da Primavera por causa das flores e dos bichos, meu aniversário é no Dia da Árvore, então sempre comemoro. Gostei muito da árvore que plantamos, e vamos cuidar dela para sempre”, completou a aluna Isadora de Campos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS