Educação | Com Fiems | 09/10/2017 16h34

Escola do Sesi de Três Lagoas tem aula prática de fermentação para produção de pães

Compartilhe:

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Três Lagoas tiveram uma aula prática para os alunos vivenciarem a fermentação por leveduras, que é utilizada para o crescimento das massas de pães. De acordo com a diretora Zuleica Alves Guimarães, a iniciativa foi desenvolvida no laboratório de ciências e o objetivo foi aplicar na prática a teoria da respiração anaeróbica de alguns microorganismos para a produção de energia, por meio da fermentação alcoólica, com a “quebra” do açúcar.

“Esse tipo de biotecnologia é utilizada pelo homem há milhares de anos e este experimento proporcionou ao aluno a aproximação de sua realidade com o conteúdo da sala de aula”, destacou a diretora, completando que, após os alunos estudarem a teoria da respiração anaeróbica de alguns microorganismos, o professor Alessandro Shinohara, que leciona Biologia, propôs que eles literalmente colocassem a mão na massa para desenvolver o experimento de fabricação de pães.

Para tanto, foi trabalhado interdisciplinarmente a Matemática com as proporções dos ingredientes que compunham a receita da massa do pão para que os alunos entendessem o fenômeno bioquímico da fermentação, que proporciona o crescimento da massa do pão. “Para que o aprendizado ocorra de forma prazerosa e significativa, é fundamental que os professores busquem estratégias para aproximar o conteúdo estudado com a vivência prática dos alunos. Nessa aula, o professor Alessandro fez isso com maestria”, ressaltou Zuleica Alves Guimarães.

Na avaliação do estudante Leonardo Duarte da Silva, a visita ao laboratório foi de certa forma agradável, pois o conteúdo apresentado ficou de fácil entendimento por conta do experimento realizado. “Foi uma aula diferente e bacana”, disse. “Achei muito legal a nossa ida ao laboratório para realizamos o experimento e foi maravilhoso tudo”, completou a estudante Brenda Sthéfany Lima de Souza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS