Educação | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 19/09/2017 13h50

Projeto Cores no Prato leva alimentação saudável ao CEI Esperança

Compartilhe:

O Projeto Cores no Prato criado pela nutricionista da Secretaria de Educação Tatiane Gasparetto Melo e a gastrônoma voluntária Aritana Martins teve início no dia 12 de setembro com os alunos das turmas de Jardim II, Pré I e Pré II (matutino e vespertino) do CEI Esperança e teve como ponto de partida uma visita à Horta Municipal tendo como guia o técnico responsável Tarcísio Agnes (Alemão). Lá eles puderam conhecer o início do plantio das hortaliças e legumes no berçário de mudas; a transplantação para os canteiros; e as diversas variedades de hortaliças, legumes e temperos que são oferecidos na Alimentação Escolar. Os alunos ainda provaram um suco verde oferecido pelos funcionários da horta e ganharam de presente uma cenoura. “O projeto foi de suma importância para os participantes, pois, os alunos puderam vivenciar o início do plantio das hortaliças e legumes até o destino final: a cozinha da escola”, comentou Aritana.

No dia 13 de setembro aconteceu a Oficina Culinária com apresentação e degustação das hortaliças e legumes colhidos durante a visita à Horta Municipal com diversas preparações como farofa, sucos e saladas com a inclusão de frutas em todas as preparações. As crianças provaram os alimentos juntamente com a merenda escolar do dia. “O objetivo do projeto é abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento quanto à importância da diversidade de cores; aromas; texturas e sabores incentivando uma maior diversidade de consumo e aceitação da alimentação ofertada na merenda escolar e no ambiente familiar” comentou Tatiane.

Em sala de aula os alunos continuaram a desenvolver atividades a fim de registrar tudo o que aprenderam. Cada aluno recebeu cópia das receitas apresentadas, para que em sua residência possa reproduzir os pratos coloridos e nutritivos para toda a família e juntos serem mais saudáveis. “Compartilhar o conhecimento de forma lúdica e saborosa foi uma experiência maravilhosa para fortalecer hábitos alimentares saudáveis” comentou a diretora do CEI Esperança Noemi Jandrey.

A próxima ação do projeto será com os alunos da Escola Cecília Meireles.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS