Educação | Vinícius Espíndola, SED | 01/04/2021 08h46

REE encerra mês de março com aumento no número de estudantes matriculados

Compartilhe:

No último dia 19 de março foi encerrado o período excepcional de matrículas aberto no início deste mês e o resultado foi um aumento de mais de sete mil estudantes na Rede Estadual de Ensino (REE). Ao final da etapa anterior, realizada entre os meses de novembro/2020 e janeiro/2021, foram pouco mais de 194.7 mil estudantes matriculados e, agora, esse total já passa da marca de 202.1 mil alunos.

A iniciativa, que faz parte das ações de Busca Ativa (em prática durante todo o ano de 2020), foi anunciada pela secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, no dia 22 de fevereiro, durante edição da Live da SED. Aberto no dia 08 de março, o período de matrículas se estendeu por duas semanas e ocorreu de forma virtual, pelo portal da Matrícula Digital, com o suporte por telefone (0800 647 0028) e também de forma presencial, na sede da Central da Matrículas da REE.

“Sabemos que esse é um período de muitos anseios e preocupações, mas é preciso pensar no futuro dos nossos estudantes. Nosso objetivo, com essa ação, é mostrar para os estudantes, para as famílias – e toda a comunidade escolar – que eles podem confiar no trabalho das escolas e dos profissionais da Rede Estadual de Ensino”, disse a secretária.

O resultado da campanha foi observado em todas as etapas e modalidades ofertadas pela REE. No relatório, que faz um recorte desde o final de fevereiro, o destaque ficou para o aumento da procura nos ensinos Fundamental (Anos Finais e Iniciais) e também no Médio, com mais de cinco mil matrículas realizadas até o dia 19. Somadas aos programas e cursos disponíveis, o total de matrículas foi de 7.3 mil novos alunos.

De acordo com o coordenador de Informações Gerenciais da SED e responsável pela Central de Matrículas, Alciley Lopes, "esse trabalho de Busca Ativa não objetivou a abertura de novas turmas, mas sim o preenchimento das vagas remanescentes nas escolas da Rede em todo o Estado".

Preparação

No mês de fevereiro, as unidades escolares da Rede Estadual passaram por um período de Jornada Pedagógica, pensado para formação e orientações dos profissionais da REE. Nas duas primeiras semanas de março, ocorreu a “acolhida” dos estudantes nas 347 escolas da Rede, de forma presencial e escalonada, com o objetivo de distribuir os kits de biossegurança (máscaras reutilizáveis, frascos e bisnagas de álcool em gel) para os estudantes e apresentar as equipes antes do início das atividades remotas.

Nas semanas de acolhida, estudantes receberam os kits de biossegurança As aulas não presenciais foram retomadas no dia 10 de março e seguem realizadas com o apoio de aplicativos de parceiros como Google e Microsoft. Neste 2021, os estudantes que não possuem conectividade seguem contando com as atividades impressas, disponibilizadas pelas unidades escolares da REE, bem como realizado no ano de 2020.

Para a titular da SED, as ações protagonizadas pela Rede Estadual também resultaram no aumento da procura das famílias pela matrícula neste mês. “Durante o período de acolhimento, no início de março, as nossas escolas fizeram um trabalho brilhante, com as orientações e distribuição dos kits de biossegurança. Na sequência, retomamos as atividades remotas com absoluto sucesso. Essas ações passaram confiança e o resultado pode ser observado agora”, disse a secretária Cecilia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS