Educação | Com Fiems | 23/10/2018 12h00

Torneio de pipas integra família à Escola de Aparecida do Taboado

Compartilhe:

Com o 1º Torneio de pipas “Ases Indomáveis”, a Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promoveu, neste sábado (20/10), um Dia da Família, com direito a campeonato entre alunos e pais e que, além de um momento de diversão, acabou se transformando em um uma oportunidade de aprender.

Os professores de Educação Física, Física e Oficinas de Aprendizagem realizaram uma sequência de atividades e, para participar do torneio, os alunos deveriam providenciar pipas que atendessem a qualquer uma das modalidades: maior pipa, menor pipa, melhor manobra, pipa mais criativa e pipa mais bonita, além de voar e permanecer no ar por um período de tempo.

O professor de Física aproveitou a proposta e falou com os alunos sobre os conceitos físicos envolvidos para que a pipa possa se manter no ar. Esse fenômeno ocorre devido ao fato de a pipa atuar como defletor do vento, exercendo força contra o vento e o vento contra a pipa.

Os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino médio confeccionaram as pipas para participar do campeonato durante as oficinas de aprendizagem, já os do fundamental levaram para casa a tarefa de confeccionar suas pipas com o auxílio dos pais e familiares.

Pipa criativa

A pipa mais criativa foi a “pipa caixa” – do céu ela lembrava a aerodinâmica do avião 14 bis, de Santos Dumont. A maior pipa tinha 2 metros e 66 centímetros de comprimento, já a menor pipa tinha apenas 16 centímetros. A pipa mais bonita tinha em sua estampa os super-heróis dos desenhos animados e voou pelos ares alegrando o coração das crianças, e a pipa que realizou mais manobras dançou pelo ar cortando o vento e arrancando sorrisos da garotada.

“Participamos do primeiro campeonato de pipa na Escola do Sesi e foi muito bacana, gostamos muito dessa interação, trouxemos nossos filhos Ananybia e Adrian para participarem. Fiquei emocionado de ver as crianças participando. Eu falei para o meu filho que não importava o que acontecesse, que o mais importante é estarmos participando juntos”, disse Jefferson Moretti Bernardino, pai dos alunos Ananybia Bernardino, do 5º ano, e Adrian Bernardino, do 7º ano.

Para as crianças, o trabalho em equipe foi importante para o sucesso do torneio. “Gostamos de participar do campeonato, nós que fizemos as pipas, meu pai e meu primo que nos ajudaram a fazer. O campeonato foi muito legal, no próximo ano eu vou fazer uma pipa maior ainda”, disse Adrian.

“Ficamos em primeiro lugar da pipa mais criativa com a pipa caixa e em segundo lugar da maior pipa. Foi muito bom participar, foi muito legal ter uma manhã com todo mundo brincando e se divertindo”, completou Anna Clara Martins.

Para o professor de Educação Física Wellington de Oliveira Ramos da Cruz, foi gratificante contribuir para integrar família e escola. “Os alunos que estavam presentes participaram com alegria e encantaram com criatividade, manuseio e equilíbrio”.

“Foi emocionante ver a alegria dos pais brincando com seus filhos, sabemos que esses momentos estão cada vez mais difíceis no dia a dia das famílias e poder proporcionar esse tipo de atividade é realmente muito gratificante. Os professores também se divertiram muito e, juntos já estamos pensando e planejando os próximos eventos com a participação da família”, conclui – Aline Daniele Santiago Pinto, coordenadora pedagógica e educacional da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS