UAB/UEMS realizou Semana Acadêmica do curso de Pedagogia

"/>
Educação | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 30/10/2019 10h43

UAB/UEMS realizou Semana Acadêmica do curso de Pedagogia

Compartilhe:

De 24 a 26 de outubro, a UAB/UEMS (Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizou a 1º Semana Acadêmica do curso de Pedagogia. Com o tema “O Brincar na Prática Pedagógica da Educação Infantil”, o evento ocorreu no Centro Cultural e Pedagógico “Professor Agrício José Tolentino” e teve por objetivo enriquecer o conhecimento dos acadêmicos quanto ao ensino na educação infantil, com uma carga horária de 20 horas/aulas.

No dia 24, a abertura da Semana Acadêmica contou com uma linda apresentação cultural de viola e violão do Grupo Musical “Dom Fusco”, do Instituto Dom Afonso Maria Fusco. O cerimonial de início contou com as presenças da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lucilene Tábuas Carrasco, que representou o prefeito Robinho Samara; da secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Margarida de Matos; do presidente da Câmara de Vereadores, José Rodrigues de Matos (Zezão); do coordenador do polo da UAB/UEMS, Joaquim Donizete de Matos; e da acadêmica Valéria Vasconcelos Vieira, em representação a todos os demais.

Ao abrir o evento, a secretária municipal de Educação, Maria Margarida, salientou ser um momento especial, por se tratar da 1ª Semana Acadêmica realizada na primeira universidade instalada em Aparecida do Taboado. “Muitos aparecidenses saíam para fazer este curso em Jales, Fernandópolis, Três Lagoas e Paranaíba, por isso é com orgulho que viemos hoje para participar deste evento. Hoje a universidade é uma realidade em nossa cidade. E, temos a primeira faculdade, sendo ainda de ensino público. Nós queremos agradecer imensamente ao nosso prefeito Robinho Samara que não mediu esforços para que isso fosse possível”, falou.

Maria Margarida ainda informou que o Chefe do Poder Executivo prepara para o próximo ano, como incentivo à Educação, estágio remunerado nas escolas municipais.

Joaquim Donizete de Matos agradeceu a participação de todos e desejou sucesso a todos os acadêmicos. “É a nossa 1ª Semana Acadêmica de outras que virão. Que isso venha a somar não apenas nas horas do certificado de vocês, que deverão cumprir no final da jornada, mas que venha acrescentar conhecimento ao longo desse caminho que vocês estão percorrendo”, disse.

A primeira noite teve como programação principal a palestra “A Educação Infantil na BNCC”, ministrada pela professora Rúbia Alexandra Polttronieri Ortiz, que além de diretora escolar, formada em pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar e em mídias na Educação, também é Formadora Regional da Implementação da BNCC e do Currículo de MS e Coordenadora da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Aparecida do Taboado MS. Logo após, houve um debate entre alunos e a palestrante, mediado pelo coordenador do polo da UAB, Joaquim de Matos.

No dia 25, ocorreu uma “Mostra de Brinquedos” e palestra com o tema “O brincar que abraça a diferença”, ministrada pela professora Drª Andrea Natalia da Silva. Com um currículo de formação extenso, Andrea é reconhecida principalmente por ter experiências na área de formação de professores, atuando em diversas licenciaturas, com diversas disciplinas pedagógicas há mais de 10 anos nos cursos de: Pedagogia, Educação física, Artes Visuais, Biologia, Letras, Química, Matemática, Geografia e História.

Após a ministração, os acadêmicos participaram de um debate com a palestrante, coordenado pela professora mestre Maria Bezerra Quast de Oliveira.

Já no sábado, dia 26, o evento teve a sua abertura às 7h, com uma atividade cultural, apresentada por Leonardo Tavares da Silva, aluno da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), seguida de um cerimonial que contou as presenças do prefeito Robinho Samara; da coordenadora pedagógica EAD/UEMS (Ensino à Distância/Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), profª Jorceli de Barros Chaparro; da professora mestre Maria Bezerra Quast de Oliveira; da professora Drª Terezinha Bazé de Lima; secretária do Polo UAB, Maria Helena dos Santos Cardoso; tutor presencial do Polo UAB, Valdecir Donizete de Gouveia Junior; e Valéria Vasconcelos Vasconcelos Vieira, representante dos acadêmicos de Pedagogia.

O prefeito Robinho Samara ressaltou a alegria em participar da história de conquista da UAB para Aparecida do Taboado e agradeceu a todos aqueles que contribuíram com o processo de implantação. "Hoje, como prefeito e, principalmente, como cidadão aparecidense, posso dizer que é gratificante ver a tão sonhada universidade ser uma realidade", falou. Ele aproveitou ainda para parabenizar aos professores e acadêmicos do curso de pedagogia e frisou que o conhecimento é algo que deve ser valorizado. "O mercado de trabalho é exigente. Quem tem um diploma está sempre na frente, por isso parabéns para vocês que estão firmes neste curso”, disse aos acadêmicos.

Joaquim Donizete de Matos agradeceu ao prefeito Robinho Samara por todo empenho para trazer a UAB e estendeu agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram e participaram da I Semana Acadêmica de Pedagogia EaD/UAB/UEMS. “Sinto-me feliz pela participação e colaboração de todos. Espero ter atendido as expectativas. Faço uma avaliação bastante positiva do nosso evento. Tivemos o comprometimento de todos, desde a equipe de organização, dos acadêmicos, dos palestrantes, participantes e colaboradores. Esta é a primeira de muitas que virão, e esperamos melhorar ainda mais, para que todos tenham a oportunidade de receber conhecimentos atualizados de boa qualidade”.

A UAB/UEMS prepara a sua próxima Semana Acadêmica, dessa vez para a turma de acadêmicos de Administração Pública. O evento está previsto acontecer de 26 a 29 de novembro, em horário e local a ser definido, contará com a participação dos secretários municipais de Aparecida do Taboado, das diversas pastas, nas palestras, com o tema: “Um novo olhar para a administração pública”. A abertura do evento contará com participação especial do Dr º Eduardo dos Santos Dionizio. Ele é advogado, diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul; secretário-geral da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MS; e especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS