Eleições | Com Mariele Machado | 23/09/2016 15h34

Cartório Eleitoral realizou geração de mídias, carga e lacre das urnas eletrônicas

Compartilhe:

O Cartório Eleitoral realizou, no período de 20 e 21 de setembro, os processos de carga, inseminação e lacração das 59 urnas eletrônicas disponibilizadas para as eleições municipais de 2016. Neste pleito, 18.029 eleitores estão aptos a votar nas 49 seções eleitorais existentes, distribuídas em sete locais de votação.

O Chefe do Cartório Eleitoral, José Klécius de Oliveira, explicou que a geração de mídias consiste em armazenar nos flashscards (cartões de memórias) os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome e número do título.

“Depois de inserir todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições. A máquina lacrada só realiza operações em dia e horário pré-determinados”, destacou José Klécius.

A Juíza Eleitoral, Drª Kelly Gaspar Duarte Neves, destacou que o procedimento serve para demonstrar para população a seriedade do voto e conforme o TSE afirma a inviolabilidade das urnas eletrônicas, sendo impossível a fraude eleitoral, como no último pleito foi alegado. “Além disso, é necessário verificar a questão técnica, saber se as urnas estão funcionando corretamente, caso estiver com algum erro teria o tempo necessário para corrigir, por causa das urnas de contingência que o Cartório Eleitoral tem que ter na eleição; Aparecida do Taboado tem 10 urnas de contingência”.

Sobre as abstenções de votos, a Juíza Eleitoral acredita quer nas eleições municipais o número seja menor do que nas eleições estaduais e federais, sendo no máximo de 20%. “No Brasil o voto é obrigatório e depois as consequências desse dia (02 de outubro), serão imediatas durante os quatro anos e, por muito tempo, na verdade a pessoa tem que ter a noção da sua cidadania que é exercida por meio do voto e das consequências do seu voto, para ela e para toda a sociedade a sua volta”, alerta Drª Kelly Gaspar Duarte Neves.

O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas, que a partir de agora não pode mais ser modificado. Segundo a legislação, irão para as urnas candidatos com os registros deferidos e também os indeferidos com recurso, pois até a decisão final do processo, estes ainda estão aptos a fazer campanha.
O ofício-circular nº 427/2016 TRE/ZE024, informando sobre o processo de carga, inseminação e lacração, das urnas eleitorais foi enviado para todas as coligações, partidos, meios de comunicação e a OAB.

O processo foi acompanhado pela Juíza Eleitoral, Drª Kelly Gaspar Duarte Neves; Promotora Eleitoral, Drª Jerusa Araújo Junqueira Quirino; Chefe do Cartório Eleitoral, José Klécius de Oliveira; Técnico Judiciário, Ismael Borges; os Técnicos de urnas, Leonaldo Rodrigues da Silva e Diego Gomes Souza; e pelo Jornal do Bolsão.

Locais de votação

Escola Estadual Georgina Oliveira Rocha, localizada na Avenida São Cristóvão, 1.974 - Bairro São Luiz - Seções: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 36ª, 39ª, 43ª e 49ª.
Escola Municipal Ana Maria do Nascimento, localizada na Rua Marcolino Teixeira de Queiroz, 1.024 - Centro - Seções: 10ª. 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 37ª.

Escola Estadual Ernesto Rodrigues, localizada na Avenida dos Estudantes, 1.161 - Centro - Seções: 15ª, 16,ª 17ª, 18ª, 19ª, 20ª, 21ª, 22ª, 23ª, 24ª, 25ª e 48ª.
Escola Estadual Frei Vital de Garibaldi, localizada na Rua Maximino José da Rocha, 3.560 - Chácara Boa Vista - Seções: 26ª, 27ª, 28ª, 29ª, 30ª, 31ª, 32ª e 33ª.

Escola Municipal Professora Rosália Queiroz Oliveira, localizada na Rua São Francisco de Assis, 2.840 - Vila Barbosa - Seções: 40ª e 41ª.

Escola Municipal Coronel João Alves Moreira Lara, localizada na Rua Francisco de Queiroz, 788 - Centro - Seções: 34ª, 38ª, 42ª e 46ª.

Escola Municipal João Chama, localizada na Rua Confins, 2.210 - Jardim Aeroporto - Seções: 44ª, 45ª, 47ª e 50ª.

Cartório Eleitoral - Rua Mato Grosso do Sul, 3.881 - Jardim Brandini II - Seção de Justificativa de Votos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS