Eleições | Gabriel Neri | 09/11/2020 15h15

Em MS, somente Campo Grande pode ter 2º turno em 2020

Compartilhe:

As eleições municipais de 2020 acontecerão no próximo domingo (15), no dia do feriado de Proclamação da República em todo o país, exceto no Distrito Federal e Fernando de Noronha. O pleito deste ano elegerá vereadores, prefeitos e vice-prefeitos para as cidades brasileiras. A minoria das mais de 5 mil cidades pode ter segundo turno. Em Mato Grosso do Sul, somente a capital Campo Grande pode ter.

Para que um município tenha segundo turno, é necessário ao menos 200 mil votantes, ou seja, eleitores com título na cidade. MS tem 2,8 milhões de habitantes segundo a projeção de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e somente duas cidades com mais de 200 mil habitantes, Campo Grande e Dourados.

Somente um estado não tem nem a hipótese de segundo turno, que é o Tocantins, a unidade federativa (UF) mais jovem, com apenas 32 anos, emancipado de Goiás em 1988. Já o estado com mais cidades aptas para o segundo turno é São Paulo, com 28, seguido por Rio de Janeiro, com 10, e Minas Gerais, com nove cidades.

Em relação às últimas eleições municipais em 2016, que o número de cidades que poderiam ter segundo turno era de 92, aumentou três. As cidades que em 2020 poderão ir até o segundo turno e não podiam em 2016 são Ribeirão das Neves-MG, Paulista-PE e Petrolina-PE.

Vale lembrar que para ser eleito um candidato para o Executivo, como prefeito e presidente, deve ter mais da metade dos votos válidos. Já nas cidades com menos de 200 mil eleitores, quem tiver a parte maior, está eleito.

O primeiro turno será no próximo domingo (15) e o segundo turno será no dia 29 de novembro para os municípios que tiverem esse cenário.

Confira a lista completa das cidades que poderão ter segundo turno em 2020

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS