Enquete | Gabriel Neri | 13/04/2020 08h20

ENQUETE: você concorda com o adiamento das eleições municipais?

Compartilhe:

2020 é um ano totalmente atípico para o mundo. Com a pandemia de coronavírus, causador da doença covid-19, o foco, quase que total, está na saúde. No caso brasileiro, muitas medidas foram tomadas para que se evite um surto da doença e consequentemente o colapso do sistema de saúde.

Neste contexto, muitas assembleias, câmaras municipais, além do próprio Congresso Nacional mudaram a forma como são realizadas as sessões e discussões.

O Brasil, até o momento, tem suas eleições municipais conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para serem em outubro. O primeiro turno seria no dia 4 e o segundo turno no dai 25 de outubro.

No entanto, o atual cenário de pandemia de coronavírus pode causar mudanças nas eleições. Alguns senadores já defendem o adiamento das eleições para 2022.

Um dos líderes desse pensamento é o Major Olímpio (PSL-SP), que chegou a enviar ofício ao TSE pedindo o adiamento das eleições e deve apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) nesse sentido. Nas redes sociais, ele disse que o momento é de união.
Para uma PEC ser apresentada, o autor deve colher assinaturas de 26 parlamentares, totalizando 27 (um terço do Senado).

“É hora de união e não de eleição. Fazer as eleições este ano gerará um grande risco à saúde pública, bem como um grande desperdício de bilhões de reais de dinheiro público, que pode ser destinado ao suporte à população na luta contra o coronavírus”, disse Major Olímpio.

Porém, também há senadores contrários à eleição ser adiada para 2022, caso da senadora Soraya Thronickie (PSL-MS). Ela defende uma PEC que propõe a realização das eleições municipais logo após o fim da declaração de calamidade, previsto para agosto. O texto, segundo o senador Lasier Martins (Podemos-RS), Ppretende estabelecer como marco 120 dias a partir da data de definicação do fim da crise pelo Ministério da Sáude. Assim, o pleito aconteceria em dezembro.

A posição do TSE, em nota, através da ministra Rosa Weber é de cautela e de debate. Ela considerou o debate prematuro sobre o adiamento das eleições, mas disse que pode haver reavaliação das providências.

“Essa avaliação é compartilhada pelo vice-presidente, ministro Luís Roberto Barroso, que estará na presidência do TSE durante o próximo pleito”, informou a nota.

Assim, o Bolsão MS traz uma enquete para saber a sua opinião sobre o adiamento ou não das eleições. Para votar, basta entrar no link abaixo, selecionar a sua opção e confirma-la.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS