Ensino Superior | Com Portal Brasil | 17/08/2016 15h50

Convocação da lista de espera do Fies termina nesta quarta (17)

Compartilhe:

Termina nesta quarta-feira (17) a convocação para a inscrição de estudantes pré-selecionados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para as vagas disponíveis no segundo semestre deste ano.

Nesta edição, 75 mil vagas no ensino superior foram oferecidas em instituições particulares.

Os candidatos na lista de espera devem ficar atentos diariamente ao boletim de acompanhamento do programa. Depois desta quarta, os estudantes têm cinco dias úteis para enviar a documentação à instituição de ensino e assinar o contrato no banco.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores pagos.

Financiamento

A estudante Gabrielli Nicolau, 20 anos, cursa o 6º semestre de jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Em 2014, um semestre após ingressar no ensino superior, ela solicitou o financiamento para ajudar com os custos.

“Sempre gostei muito de ler e escrever, e o jornalismo era o que se aproximava mais disso. Descobri o Fies quando procurei opções para diminuir gastos com a faculdade”, lembra ela, que considera o processo de inscrição simples.

“Estou no terceiro ano de faculdade, e o financiamento está me ajudando muito. Pago só 25% do valor, o que ajuda nas contas e diminui os gastos.” Após a formatura, ela pretende pagar o restante do valor com os rendimentos de seu próprio emprego.

Podem recorrer ao Fies os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação e tenha renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos. Após a conclusão do curso, o estudante tem 18 meses de carência para começar a pagar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS