Entrevistas | Amândio Martins com apoio da Assessoria | 10/03/2016 11h27

Presidente da OAB-MS, Mansour Karmouche

Compartilhe:

O MS EM DIA traz com exclusividade uma entrevista com uma das figuras públicas mais queridas do Mato Grosso do Sul, que chefia uma entidade que é considerada o baluarte da defesa dos direitos do brasileiro. Mansour Karmouche, advogado de 46 anos é um exemplo de como o propósito institucional pode construir algo próximo da unanimidade. Seja pela capacidade de agregar forças, quanto pela capacidade de trabalhar no coletivo em avanços na sociedade por meio da advocacia, ele tem mostrado que a OAB/MS deve ser ainda mais decisiva nos seus propósitos. Nunca se viu na seccional uma atmosfera tão próspera e que valorize o jovem, assim como o interior do Estado.

MS EM DIA - O senhor falou na campanha em atender melhor o interior do Estado. O que precisa ser feito na sua gestão como presidente para que isso aconteça?MANSOUR KARMOUCHE - Nos temos um projeto de interiorização que é o Presidente Presente, que daremos início no segundo semestre deste ano, uma vez que a situação financeira recebida da gestão anterior não nos permite que realizemos isso desde o início. Mas temos feito o colégio de presidentes virtual que tem diminuindo a distancia do interior e da capital e temos atendido a demanda de forma eficiente. Além disso, faremos os colégios de presidentes pelo menos duas vezes por ano numa subseção, para além de prestigiar a advocacia do estado, também uni-la mais e diminuindo as diferenças, que alias não podem sequer existir, entre interior e capital.

MS EM DIA - A OAB tem como tradição se envolver em questões sociais, como foi no Diretas Já ou até na formulação da constituição de 1988. No nosso Estado o que vai ser conduzido neste sentido com relação a cobrança por maior transparência do Poder Público?MANSOUR KARMOUCHE -Já mudamos o viés da OAB desde o início de nossa gestão, conforme promessa de campanha, de lutar incondicionalmente pelas prerrogativas da classe, mas voltar a ser protagonista das grandes causas da sociedade, já criamos duas campanhas, uma dos comités de combate ao caixa dois e outra contra o aumento e criação de novos impostos, além disso, nos posicionamos contra a corrupção adotando medidas efetivas através do Conselho Federal com apoio da Seccional, cassação do Presidente da Câmara Eduardo Cunha e do Senador Delcídio do Amaral, além de pedir ao STF e ao Juiz Moro a intervenção da OAB, com acesso à delação premiada deste último para reformulação do pedido do Impeachment da presidente da repúblico, pelos sucessivos escândalos de corrupção divulgados pela impresna.

MS EM DIA - O senhor era vice-presidente da gestão passada. Qual a diferença de fazer parte de uma diretoria que o senhor é o presidente? A autonomia é muito maior? O senhor foi cerceado nos anos anteriores?MANSOUR KARMOUCHE -Na verdade me elegi Vice Presidente sem ter participado da chapa que elegeu o ex presidente, de um grupo tradicional da Ordem que teve um dos piores episódios da Ordem, então entrei para contribuir naquele momento, mas a gestão compartilhada não dá autonomia para a elaboração de um programada de administração, fica muito difícil essa gestão, muito embora nos tenhamos dado uma nova roupagem á Instituição naquele momento. Agora a gestão é plena, com um plano de ação e projetos apresentados durante a campanha para serem cumpridos e assim o faremos, conjuntamente com toda a diretoria e conselho eleitos.

MS EM DIA - Nas comissões, na sua diretoria, há uma presença grande de advogados jovens e durante a campanha o senhor foi o que mais conseguiu apoio da faixa etária entre 22 e 30 anos. O que explica essa predileção pelo Karmouche?MANSOUR KARMOUCHE - O futuro está na advocacia jovem, na força de trabalho daqueles que querem ver a Instituição Evoluir, então eles estão tenho uma chance de fazer esse papel, adquirindo experiencia para que as próximas gerações de advogados e advogadas possam se inspirar na administração da Instituição. A Ordem sempre permanecera, nos é que passaremos, então é preciso investir nesses jovens para que possamos manter a grandeza dela.

MS EM DIA - O senhor prometeu uma OAB com autonomia própria sem influência de partidos políticos, entretanto na sua posse muitos políticos apareceram para prestigiar. Como fazer para blindar a seccional dessa influência? MANSOUR KARMOUCHE - Sim, sempre disse que a OAB não estará sujeita á influencia polícia, mas ela tem sim a força politica que transforma as coisas, é preciso demonstrar isso, nos temos respeito pelas Autoridades Públicas e manteremos uma relação respeitosa com todos, isso não significara, em hipótese alguma, qualquer ingerência aqui, mas como a Ordem é a Casa da Cidadania, devemos estar abertos a escutar a todos, sem ter qualquer coloração partidária e assim será.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS