Fibria | Com Imprensa Fibria | 14/07/2016 14h19

Com apoio da Fibria, projeto Musicando Talentos valoriza história da música sul-mato-grossense

Compartilhe:

A Fibria apoia, pelo quarto ano consecutivo, o projeto Musicando Talentos em Três Lagoas (MS) com o objetivo de promover o resgate da história da música regional por meio do estudo dos principais artistas que contribuíram para a história da cultura de Mato Grosso do Sul.

Em parceria com a Casa da Cultura e a Associação de Moradores do Bairro Jupiá, o projeto já contemplou cerca de 300 pessoas desde quando iniciou, em 2013. A intenção, em 2016, é alcançar mais 60 moradores que buscam na música integração social, lazer e conhecimento sobre a arte.

A grande novidade deste ano é a formação da Banda Musicando Talentos que, segundo a coordenadora do projeto, Nilva Barrozo, representa a continuidade dos participantes em seu aprendizado. “O projeto dará a oportunidade para os alunos crescerem enquanto músicos, aperfeiçoarem sua técnica, possibilitar apresentações na comunidade e eventos e, quem sabe, se profissionalizar e incrementar a renda familiar”, diz a coordenadora.

Nilva ressalta que o Projeto Musicando Talentos tem a missão de disseminar cultura e oportunizar o conhecimento sobre a música regional sul-mato-grossense, como o sertanejo raiz. “Ao mesmo tempo em que o aluno está aprendendo um novo instrumento, aprende sobre a cultura do lugar onde vive. Com a banda, a comunidade também terá acesso a esse conhecimento, que auxilia na difusão da história da música sul-mato-grossense”, diz a coordenadora.

A aluna Paula de Oliveira, 25 anos, participa do projeto desde o primeiro ano e reconhece sua importância. “No Musicando Talentos temos a possibilidade de conhecer artistas que no dia a dia jamais teríamos acesso. As músicas que ouvimos hoje têm muita influência de outras culturas brasileiras e, também, de outros países”, diz a aluna.

Paula diz, ainda, que o projeto a ajudou nas apresentações que realiza na igreja em que frequenta. “Nas aulas de violão, ao aprender as notas também trabalhamos com a voz e afinação. Como eu canto na paróquia aqui do bairro, o projeto também me ajudou a melhorar nas canções. É muito bom participar de uma atividade que faz a diferença na minha vida”, finaliza Paula.

Serviço

As aulas do Musicando Talentos são realizadas na quadra poliesportiva do bairro Jupiá, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante as aulas. Além das aulas de violão, o projeto também oferece aulas de percussão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS