Geral | Com Portal do MS | 30/06/2018 08h45

Campanha de fiscalização avalia três hidrelétricas em MS

Compartilhe:

Em cooperação com as agências estaduais conveniadas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inicia em 1º julho de 2018 a etapa de ações à distância da campanha de fiscalização de usinas hidrelétricas não despachadas centralizadamente, principalmente Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em operação.

Empreendimento gerador não despachado centralizadamente é aquele que não tem o despacho de geração no tempo real coordenado, estabelecido, supervisionado e controlado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), diferente do que ocorre com as usinas que, em função de sua importância, capacidade e localização no sistema elétrico, necessitam da coordenação do NOS.

Na etapa inicial de monitoramento, com dados do período entre 12/2016 e 11/2017, foram identificadas e selecionadas usinas com déficits de energia efetivamente gerada elevados em relação às garantias físicas e com fatores de capacidade abaixo da média das demais centrais hidrelétricas numa mesma sub-bacia hidrográfica, ou inferiores a limites mínimos.

Na etapa atual, de ações à distância, mediante interações com as empresas e análise de dados hidrométricos, serão investigadas causas gerenciáveis ou imputáveis para as titulares dos empreendimentos quanto ao baixo desempenho identificado no monitoramento. Se necessário, serão desenvolvidas ações presenciais para coletar evidências nas usinas.

Em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) e a Aneel fiscalizam a Usina Hidrelétrica São Domingos e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) Ponte Alta e Costa Rica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS