CEO de Três Lagoas é incluído em Rede de Cuidados

"/>
Geral | Com Prefeitura de Três Lagoas | 06/12/2019 10h24

CEO de Três Lagoas é incluído em Rede de Cuidados

Compartilhe:

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Três Lagoas foi inserido na RCPD (Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência), por meio da Portaria nº 3.165, de 03 de dezembro de 2019 do Ministério da Saúde, publicada no DOU (Diário Oficial da União), na edição desta quarta-feira (04).

Com esta adesão à RPCD, a Saúde Bucal de Três Lagoas, por meio do CEO, passa oficialmente a ser referência no atendimento à saúde bucal de pacientes com todo “tipo de deficiência e que exijam cuidados especiais”, como explicou a coordenadora de Saúde Bucal, dentista Acácia Gimenez Barreto.

Para tanto, a SMS conta com dentista concursado “com essa especialidade e com carga horária semanal de 40 horas para atendimento desses pacientes, no período da manhã e no período da tarde”, informou a dentista Acácia.

“Não são pacientes só com necessidades especiais por deficiências físicas, mentais ou neurológicos, mas todos os pacientes que exijam atenção especial, como diabéticos, portadores de IST-Aids, hipertensos, cardiopatas e outros”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal.

Na prática, como ressaltou a dentista Acácia, esse tipo de atendimento já existia no CEO. “O que tivemos agora foi o credenciamento e inserção na RPCD do Ministério da Saúde”, informou.

Pacientes com estas características de necessidade de atendimento especial devem procurar a Unidade de Atenção Primária, mais próxima de sua casa para atendimento odontológico. “Cabe ao dentista dessa Unidade de Saúde o encaminhamento do paciente para atendimento no CEO, quando se faz necessário”, orientou a dentista Acácia.

Além de Três Lagoas, a equipe do CEO, coordenada pela Técnica em Saúde Bucal, Eliany Maia Dias, por ser uma unidade de referência de Saúde Bucal, atende também a pacientes dos municípios da microrregião, ou seja, de Água Clara, Inocência, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Bataguassu e Selvíria.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS