Geral | Com Agência CNM | 08/10/2017 15h46

CNM alerta sobre os cuidados que devem ser adotados nas estradas com o início do período de chuva

Compartilhe:

A temporada de chuvas começou de forma mais intensa nesta semana nas regiões centro-oeste, sudeste e norte do País depois de três meses de estiagem. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a atenção em todo esse período deve ser redobrada e os motoristas precisam tomar alguns cuidados com as pistas molhadas e escorregadias.

A Confederação explica que, devido ao longo período de estiagem, houve acúmulo considerável de sujeira, poeira e óleo no asfalto. Esses resíduos misturado a água fazem com que as vias fiquem ainda mais perigosas. Além do asfalto molhado, a baixa visibilidade e as poças d’água aumentam o risco de acidentes de trânsito.

A época de chuva pode trazer transtornos aos motoristas que trafegam nas rodovias do país. Por isso, a CNM orienta que os usuários devem conferir a situação das estradas para conhecer eventuais riscos e agir preventivamente. Uma das opções é consultar as informações que são disponibilizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O órgão atualiza periodicamente, por meio de tabelas, alterações decorrentes da ação das chuvas nas regiões brasileiras.

Ações na gestão do trânsito

A CNM lembra também que os Departamentos de Trânsito nos Municípios devem promover campanhas para alertar a população sobre a importância de fazer a revisão do veículo. Precisam ainda indicar aos condutores a busca de locais seguros em caso de alagamentos ou enchentes. Outra orientação fundamental aos condutores é para não entrar em vias se a água estiver acima da metade da roda do carro. A sinalização das vias também é uma das ações prioritária para evitar acidentes. No caso de acidentes, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, além de sinalizar com triângulo para evitar colisões.

Confira abaixo outras orientações para evitar acidentes no período de chuva:

Reduzir a velocidade e manter maior distância do veículo da frente;

Manter os pneus calibrados;

Usar o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abrir um pouco as janelas para deixar o ar circular pelo carro e ter melhor visibilidade;

Fazer a revisão dos freios, limpadores e faróis do veículo;

Evitar freadas bruscas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS