Geral | Da Redação | 15/01/2018 07h00

Enquete: Bolsão 'pesa' no na geração de empregos em MS

Compartilhe:

Consulta popular feita pelo site Bolsão MS em maio do ano passado, mostra que a região do sul-mato-grossense do Bolsão possui grande contribuição na geração de empregos no estado. Diante da crise econômica, "Mato Grosso do Sul é um das poucas unidades federativas do Brasil que registra saldo positivo na geração de empregos". De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho (MT), no acumulado de janeiro a novembro de 2017, o estado registrou saldo positivo de 1.512 postos de trabalho. No total, foram 222.197 admissões para 220.685 desligamentos no Estado, variação de 0,26%.

 

Vale destacar que novembro foi o primeiro mês em que passaram a vigorar as novas regras da reforma trabalhista. Portanto, o levantamento do Caged já inclui as novas formas de contrato, segundo o MT.

 

Em março de 2017, contexto mais próximo no que se refere à data de criação da enquete, Mato Grosso do Sul ficou em terceiro lugar no país no ranking de geração positiva de empregos. Segundo a Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho de Março/2017, divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), foram criados 1.245 novos empregos com carteira assinada em território sul-mato-grossense.

 

Além disso, na época, o município de Três Lagoas destacou-se como o maior polo gerador de empregos em Mato Grosso do Sul. Ao todo, acumulou 727 vagas de janeiro a março de 2017.

 

Diante da situação, a seguinte pergunta foi feita aos internautas: Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados do Brasil que registra saldo positivo na geração de empregos. Qual o peso do Bolsão nesse resultado?

 

De acordo com o resultado da enquete, 40% mostraram que o peso da região "é grande, porém contingencial, já que devido a deficit anterior de desenvolvimento, a região tem intensificado só agora um nível mais regular de contratações". 24% dos internautas acreditam que "não existe como responsabilizar o Bolsão pelo indicador positivo, já que a geração de empregos no estado se deve a políticas regionais e não específicas de uma determinada área". Muito próximo, 22% avaliam que "poderia ser melhor se houvesse mais incentivos a outras áreas do Mato Grosso do Sul, que por ora não recebem a mesma atenção que a capital ou o Bolsão". Por fim, 14% acham que a influência do Bolsão é "enorme, já que a região é a que mais promove contratações em novos postos de trabalho, em um ritmo que o resto do estado não acompanha".

 

Participe de nossa nova enquete. O Bolsão MS agora pergunta: Estamos a pouco menos de 8 meses do período eleitoral. Na sua opinião, o que mais o influência na escolha de um candidato a governador?

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS