Geral | Com Agrolink | 22/10/2020 09h00

Investimentos em 5G devem ser de US$ 2,5 bilhões em quatro anos

Compartilhe:

Um estudo encomendado pelo Movimento Brasil Digital, união de empresas que busca promover o diálogo entre os setores público e privado sobre a implantação da tecnologia, aponta que a implantação do sistema de conectividade móvel de quinta geração (5G) no Brasil deve gerar cerca de US$ 22,5 bilhões em negócios entre empresas (segmento B2B) até 2024.

Já em investimentos são esperados USS 2,5 bilhões em quatro anos e US?3,9 bilhões até 2025, em infraestrutura. O leilão das frequências foi afetado pela pandemia e deve ser realizado em 2021.

A 5G é considerada a tecnologia que vai aprimorar a conectividade e puxar o desenvolvimento tecnológico. O estudo mostra ela deve expandir o mercado de novas tecnologias no Brasil como a IoT (internet das coisas), Public Cloud Services, Big Data & Analytics e Security, especialmente a partir de 2022. Para o período 2020-2024, a taxa de crescimento anual composta deverá ser de 179%.

Outra mudança deve ser no ecossistema da tecnologia. Se antes a função central era exercida pela operadora, porque era a provedora de todos os elos da cadeia, agora o papel de ligação será feito por quem implanta a tecnologia.

Alguns setores devem ser mais impactados e poderão adotar o 5G em massa. Entre eles está o agronegócio que poderá se beneficiar pelo uso de soluções da agricultura 4.0 como softwares de gestão, aplicativos de monitoramento de lavoura, estações meteorológicas e outras ferramentas que poderão ter os dados cruzados e otimizados com conexão melhor. Além disso devem ser observadas melhorias nos sistemas de transporte de carga e automação de fábricas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS