Geral | Gabriel Neri | 04/03/2021 09h39

Lendário coronel Adib Massad morre aos 91 anos

Compartilhe:

O coronel da reserva Adib Massad faleceu nessa quarta-feira (3) aos 91 anos em Campo Grande. Ele estava internado em estado grave no hospital da Unimed e não teve a causa da morte divulgada. Nascido em Cáceres-MT, de origem árabe, Massad foi um dos policiais militares mais respeitados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ao longo dos seus mais de 31 anos de carreira.

Ele fez parte do comando do antigo Grupo de Operações de Fronteira (GOF), atual Departamento de Operações de Fronteira (DOF), em Dourados, na década de 1990. Sob o comando de Adib, a ordem pública foi restaurada e a criminalidade diminuiu na região de fronteira com o Paraguai.

Vida na polícia

Uma pessoa de poucas palavras, reservado, o Coronel Dib, como também era conhecido, foi marcado pela coragem, determinação, disciplina e liderança em sua carreira como agente público. Sua vida na Polícia Militar de Mato Grosso começou em 1953. Três anos mais tarde, assumiu o cargo de delegado em Cáceres, sua cidade natal. Depois, também foi delegado em outras seis cidades: Poxoréu, Rondonópolis, Dom Aquino, todas no MT, Jardim, Paranaíba e Porto Murtinho, hoje em MS.

Além disso, foi delegado regional em Dourados e delegado de Roubos e Furtos em Cuiabá. Em 1966, comandou o 1º Batalhão da Polícia Militar de Campo Grande e, em 1975, a 4ª Companhia da Polícia Militar em Ponta Porã. Foi titular da delegacia especializada na área de tóxicos, entorpecentes e crimes contra o patrimônio, entre 1979/1980.

Depois de chefiar o Estado Maior da PM com a patente de coronel, em 1987, ganhou notoriedade nacional ao comandar o GOE (Grupo de Operações Especiais) e o GOF (Grupo de Operações de Fronteira, entre 1988/1995.

 

No livro biográfico “Coronel Adib – A História”, de 2007, de autoria do escritor cearense Guimarães Rocha, também ex-policial militar, Massad conta que o GOF era uma corporação com apenas 50 homens e cinco viaturas, mas, apesar das dificuldades, teve uma atuação ímpar no combate à criminalidade.

“Todos respeitavam o GOF”, diz ele. “A ponto de nossas viaturas, ao passarem pela segunda vez numa altura qualquer da cidade (Dourados), já não encontrarem as mesmas pessoas avistadas. Mesmo o cidadão comum sabia que a viatura indicava um lembrete para endireitar os passos”.

Integrado por policiais militares e civis, O GOF ficou conhecido como a “Águia da Fronteira”. Em 1993, a sociedade organizada e Dourados, em homenagem ao Coronel Dib e seus comandados, espalhou outdoors pela cidade com os seguintes dizeres: “nas garras desta águia repousa a tranquilidade”.

Ao deixar a corporação, Adib Massad foi eleito vereador no município com uma votação histórica, em 1996, um reconhecimento público ao trabalho que desempenhou no combate ao narcotráfico, descaminho e roubos de veículos, que era frequente na época.

Quando lhe é feita uma pergunta, durante sua narrativa no livro que descreve sua trajetória – “o senhor acha que recebeu alguma iluminação de Deus?” -, esse homem sem rodeios e de fundamentos espirituais, responde:

“Considero-me feliz, protegido muito além do que mereço, porque só a providência divina para justificar o fato de eu estar vivo aqui, ainda hoje...”

Com informações do Portal do MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS