Geral | Com Portal do MS | 13/09/2018 18h20

Semana Nacional do Trânsito reunirá ciclistas para assistir Elo Perdido – o Brasil que Pedala

Compartilhe:

Pelo menos 150 ciclistas são esperados para a pedalada do dia 19 de setembro em prol da Semana Nacional do Trânsito (Senatran) que este ano deve levar os apaixonados por este estilo de vida a uma rede de cinemas, em um shopping de Campo Grande, onde haverá a exibição do documentário Elo Perdido – o Brasil que Pedala, produzido e dirigido pela ativista Renata Falzoni.

O evento é aberto a todos os que se interessam pela melhoria da mobilidade urbana e a saída está prevista para às 18h30 em frente à praça do Rádio Clube (na avenida Afonso Pena), em Campo Grande, com destino ao shopping que já prepara seu bicicletário para que todos possam assistir tranquilamente ao documentário e participar de um debate sobre o assunto com a produtora, que vai falar sobre os benefícios para quem escolheu trocar os automotivos pela bicicleta.

A exibição do documentário terá início às 20h com entrada franca. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feitas por meio do site.

siteDurante 30 minutos, Renata Falzoni, mostra a realidade de um Brasil que pedala e resiste a um cenário de motorização e prioridade a carros e motos nas ruas. Da pequena Afuá (PA) às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros e o filme investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

Para a palestrante “a equipe buscou primar pela simplicidade, uma coisa análoga à bicicleta. Nesse filme buscamos ser minimalistas. Cada argumentação de um exemplo não se repete no outro, por mais que a gente saiba que a bicicleta tenha vários fatores em comum para todas aquelas cidades”, enfatiza.

O slogan que o Conselho Nacional do Trânsito (Contran) apresenta para a Semana Nacional do Trânsito 2018 é: “Nós Somos o Trânsito”.

A Semana Nacional do Trânsito tem um forte significado no calendário. É o momento em que todos os órgãos voltam seus olhares para a questão do trânsito como um todo. A preocupação é reduzir o número de acidentes e preservar vidas. Para isso a educação e a conscientização são momentos de suma importância. A expectativa é de que as pessoas participem deste momento em que a bicicleta surge não apenas como alternativa de transporte, mas como um novo modelo de vida.

O documentário e a pedalada devem acontecer de forma simultânea nas cidades do interior onde os índices de acidente envolvendo ciclistas têm preocupado o órgão: Coxim, Três Lagoas, Dourados, Amambai e Nova Andradina. Após a exibição do filme, autoridades do trânsito irão debater o tema.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS