Governos Municipais | Da Redação com Assomasul | 31/12/2017 08h18

Assomasul emite nota de repúdio a Michel Temer

Compartilhe:

O Governo de Michel Temer decidiu recuar com a decisão de repassar dois bilhões de reais às prefeituras de todo o país, incluindo os municípios de Mato Grosso do Sul. A liberação, que deveria ser feita até quinta-feira (28), faz parte do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM). Para o estado, a expectativa era de que, aproximadamente, R$ 29 milhões fossem repassados às cidades. 

 

Diante disso, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) divulgou, na página oficial, nota de repúdio contra o cancelamento do apoio financeiro em 2017.

 

Confira a nota de repúdio:

 

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em nome de todos os municípios e dos gestores sul-mato-grossenses, juntamente com todo o movimento municipalista nacional, manifesta seu total repúdio à falta de compromisso do Governo Federal em relação ao AFM (Auxílio Financeiro aos Municípios) de 2017, prometido pelo presidente Michel Temer neste mês de dezembro, na presença de representantes da Assomasul.

 

Em ato de completo desrespeito e descaso com as administrações municipais de todo o país, foi informado, nesta quinta-feira (28), que o repasse pactuado e reafirmado em diversas oportunidades pelo presidente da República, Michel Temer, não será repassado no exercício de 2017. O mais grave é que essa notícia foi dada justamente no dia em que estava previsto o depósito dos valores nos cofres municipais.

 

A Assomasul ressalta ainda que essa atitude surpreendeu todos os prefeitos de MS e do Brasil, que confiaram na palavra e no compromisso do presidente, e fizeram seu planejamento de encerramento financeiro do ano contando com os recursos prometidos.

 

A situação enfrentada pelos municípios é alarmante. Por isso, a Assomasul apoiará qualquer movimento contra esse ato leviano do Governo Federal com as administrações municipais.

 

O sentimento que fica é o de revolta pela confirmação de que o auxílio financeiro, tão justo e necessário para os municípios e a população, está condicionado ao apoio político para aprovação da Reforma da Previdência.

 

Os prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul não aceitarão calados esse ato de desrespeito. E a Assomasul será a voz desse grito de revolta que ecoa em cada município do de Mato Grosso do Sul.

 

Pedro Arlei Caravina

Presidente

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS