Habitação | Com Portal do MS | 06/04/2018 09h29

Projeto inovador realiza o sonho da casa própria em Inocência

Compartilhe:

Famílias de Inocência estão prestes a realizar o sonho da casa própria por meio do Projeto Lote Urbanizado, desenvolvido pela Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab). O diferencial da iniciativa é a parceria entre Governo do Estado, município e cidadão. A Prefeitura participa com o terreno e a assistência técnica, o Estado executa a base da casa e o beneficiário constrói sua moradia.

Voltado para famílias com renda mensal de até R$ 4.685, o projeto tem adesão de 35 municípios. No primeiro trimestre deste ano 683 bases já foram entregues para início da autoconstrução e 326 estão em andamento. Em Inocência, 30 famílias foram beneficiadas.

Cada base possui 42,45 m² até o contrapiso, com instalações hidráulicas e sanitárias enterradas, 1ª fiada em alvenaria, fossa séptica e o sumidouro (se for o caso). “Eu moro há quatro anos de aluguel e não consigo explicar o tamanho da alegria que estou sentindo em ver minha casa quase pronta. Eu recebi ajuda de toda a família, cada um doou um pouquinho, portas, janelas, piso. Agora eu e minha filha teremos nosso cantinho”, disse emocionada a professora Dayane Mariano de Oliveira.

A zeladora Milene Campos de Almeida também não vê a hora de se mudar com os três filhos para a nova casa. Ela aguarda o telhado do imóvel, que será financiado pelo Governo do Estado. “Esse financiamento está sendo uma ajuda e tanto para mim. Só tenho a agradecer pela iniciativa”.

O prazo para a conclusão da moradia é de 24 meses e somente com a conclusão da construção da moradia que a mesma poderá ser habitada.

Trabalho social

O trabalho social do projeto Lote Urbanizado é realizado pela equipe de assistentes sociais da Gerência de Fiscalização de Obras e Social da Agehab, em parceria com a área de habitação do município, com acompanhamento junto às famílias no processo de autoconstrução. Os beneficiários do projeto recebem também orientação sobre planejamento familiar, participação e cidadania, e instruções para a correta ocupação e manutenção dos imóveis.

“Trabalhamos com o objetivo de identificar e atender as demandas existentes, decorrentes das dificuldades encontradas, bem como fazer os encaminhamentos necessários para o andamento do projeto visando contribuir na concretização do sonho da casa própria”, explicou a chefe de Divisão de Fiscalização Social, Maria Adriana Santos Oliveira.

Em Inocência, a secretária Municipal de Assistência Social, Solange Bernardes da Costa Pereira, acompanhou de perto o processo de seleção das famílias beneficiadas com o Lote Urbanizado, e agora está feliz em ver as pessoas se empenhando na construção das casas.

“No início surgiram muitas dúvidas, mas assim que o pontapé inicial foi dado todos abraçaram a causa e deram início ao trabalho. Para nós é uma satisfação saber que estamos fazendo parte de uma etapa tão importante na vida dessas famílias”, explicou.

O projeto Lote Urbanizado se tornou referência no Estado por oportunizar para as famílias a construção da tão sonhada casa própria. O Governo do Estado inovou a área de habitação em Mato Grosso do Sul, por meio da parceria. Para os beneficiários, as novas moradias trarão dignidade e segurança de um local adequado para se viver, além de diminuir o déficit habitacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS