Indústria | Com Assessoria Fibria | 18/02/2017 10h12

Fibria finaliza construção civil da casa de força da nova linha

Compartilhe:

Várias etapas das obras da nova linha de produção da Fibria em Três Lagoas (MS) já foram finalizadas. A construção civil da casa de força é um exemplo. São sete mil metros quadrados, entre a Sala Elétrica, pátio e demais áreas externas. Na casa de força ficam os equipamentos que fazem parte do sistema de distribuição de vapor, e também os turbo geradores que estão entre os mais modernos e potentes do mercado. Todas as áreas de processos de produção de celulose recebem a energia gerada e distribuída pela casa de força. A energia é proveniente do licor negro (líquido proveniente da madeira – eucalipto e extraído no processo de celulose), que é queimado na caldeira de recuperação, gerando vapor para movimentar as turbinas dos turbo geradores. A capacidade de geração de energia na casa de força da nova linha é de 277 MW (megawatts), que pode ser comparada com a de uma hidrelétrica de grande porte.

Digestor iniciará a etapa final da montagem mecânica

Com 77% das obras concluídas na linha de fibras, a montagem do digestor – equipamento que pode ser comparado a uma “panela de pressão com a função de cozinhar a celulose” – chega em sua fase final da montagem mecânica. Este gigante de aço terá 75 metros de altura quando completo, pesando 965 toneladas. Importante destacar que no processo de produção da celulose, as toras de eucalipto são picadas e viram cavacos e, logo após, são transportadas por esteiras até o digestor, onde se inicia o seu cozimento, que transforma pedaços de madeira em polpa. Os próximos passos no processo de montagem consistem na instalação das tubulações, montagem elétrica e instrumentação (controle de processos).

Você sabia? O digestor da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas, atualmente em fase final de montagem mecânica é um dos maiores do mundo. Seus 75 metros de altura superam a altura do farol Torre de Hércules – Galiza na Espanha, um dos mais importantes da história hispânica.

Linha de fibras avança com início de montagem de tanque que recebe a polpa da celulose

A polpa formada pelo cozimento no digestor é enviada ao tanque de descarga, que atualmente está em fase de montagem mecânica. Este equipamento é como um pulmão, pois estoca a polpa e vai bombeando para as etapas seguintes. A descarga da polpa é feita diretamente para o tanque, de onde segue para os processos seguintes: lavagem, deslignificação, depuração e branqueamento. Este equipamento possui grande importância no processo de produção de celulose, pois garante estabilidade das etapas seguintes da linha de fibras, contribuindo diretamente para celulose de qualidade. O tanque de descarga possui 50 de altura. Já o diâmetro 17,5 metros é tão expressivo que pode ser comparado com o Eurotúnel, conhecido também como "Túnel da Mancha", que liga Paris a Londres, passando por baixo do Canal da Mancha.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS