Indústria | Com Assessoria Fibria | 17/06/2017 08h24

Fibria recebe a última peça para o Projeto Horizonte 2 em Três Lagoas

Compartilhe:

O Projeto Horizonte 2 receberá, nos próximos dias, o tambor do filtro lavador de celulose, chamado pelos engenheiros de Drum Displacer Washer (DDW). Essa peça possui 5,5 metros de diâmetro e 10 metros comprimento, e foi construída na Finlândia. O que impressiona também é o seu peso: 126 toneladas. Sua função é ‘lavar’ a polpa da celulose após os estágios de cozimento e depuração.

Para construir o maior tambor de filtro lavador de celulose do mundo foram necessários oito meses. E, para chegar em Três Lagoas, do Porto de Vitória (ES) até as obras do Projeto Horizonte 2, o percurso somará cerca de 45 dias de viagem e 2.650 km.

Você sabia? Para transportar essa grande peça são necessários dois cavalos mecânicos (caminhões) e uma carreta especial, desenvolvidos especificamente para o transporte de grandes peças e equipamentos. O conjunto de cavalos mecânicos mais a carreta possuí um total de 23 eixos, sendo 16 deles apenas na carreta. Essa quantidade de eixos tem a função de permitir a distribuição uniforme do peso da peça, preservando as vias de circulação. Também é necessária uma autorização especial de trânsito para todo o trecho a ser percorrido, emitida pelo DNIT/DER (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Departamento de Estradas e Rodagem), que analisa as vias de toda as cidades por onde a peça passará, o tipo de transporte – incluindo o desenho dos cavalos mecânicos e da carreta -, bem como o peso da carga e a distribuição por eixo.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1.056 mil hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS