Indústria | Com Assessoria Fibria | 07/03/2017 14h46

Fibria: torre de branqueamento da nova linha pesa mais de 410 mil quilos

Compartilhe:

As torres de branqueamento de celulose da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas (MS), já estão em fase de montagem mecânica. Para se entender o processo, após os cavacos (pedaços de madeira) serem cozidos, obtém-se a celulose não branqueada (polpa marrom). É então que as torres entram em ação com o branqueamento. Cada torre recebe diferentes agentes branqueadores. Das quatro torres de branqueamento da nova linha da Fibria, duas se destacam pelo peso e tamanho. A torre mais alta tem 74 metros de altura e pesa 410 toneladas. A outra mede 68 metros e pesa 235 toneladas.

Você Sabia? O peso de 410 toneladas da torre mais alta, é o mesmo do Castelo Hirosaki, na província de Aomori, no Japão, considerado como Tesouro Nacional.

Hortifrutis de agricultores familiares da região são servidos nas refeições do restaurante
Para a preparação das refeições dos trabalhadores da construção da nova linha, a Fibria compra hortifrútis produzidos pelos agricultores familiares que participam do Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT). A iniciativa fortalece a economia local e proporciona alimentação de qualidade para seus profissionais, próprios e terceiros, com alimentos de cultivo agroecológico, ou seja, sem a adição de agrotóxicos. Para se ter uma ideia, durante todo o período das obras serão consumidas 120 toneladas de alface.

Linha de fibras recebe a montagem mecânica da torre de polpa marrom
Com o processo de cozimento produz-se a chamada celulose não branqueada (polpa marrom). A torre de polpa marrom recebe a celulose não branqueada para as etapas de lavagem, antes de enviá-la para o branqueamento. Para atender a demanda da nova unidade da Fibria em Três Lagoas, que terá capacidade de produção anual de 1,95 milhões de toneladas de celulose, a torre tem altura 50 metros, que está entre os equipamentos mais altos da linha de fibras, e pode ser comparada à altura de uma torre de telefonia celular.

Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS