Indústria | Com Assessoria Fibria | 09/05/2017 10h07

Nova fábrica da Fibria terá um dos maiores filtros lavadores do mundo

Compartilhe:

Para suprir a demanda da nova unidade, que possui capacidade para produzir 1,95 milhões de toneladas de celulose por ano, a nova linha de produção da Fibria terá um dos maiores filtros lavadores de celulose do mundo! No total, são oito filtros. Cada um possui cerca de 5 metros de diâmetro por 10 metros de cumprimento e pesa 84 toneladas, o que equivale ao peso de aproximadamente quatro aviões do tipo Boeing. O peso total do equipamento montado é de 207 toneladas. Em média, os filtros comuns possuem cerca de 4 metros de diâmetro por 8 metros de comprimento.

Tamanho que gera eficiência

Os filtros gigantes são chamados Drum Displacer Washers – DDWs (Filtro Tambor Lavador). Eles têm a função de lavar a polpa da celulose após o estágio de cozimento, depuração e cada uma das etapas do branqueamento. Já em operação, eles terão a capacidade diária para lavar 6.230 toneladas de polpa de celulose. Para ter noção desse volume, uma lavanderia profissional de roupas precisaria lavar por dia cerca de 2.500 unidades de edredons do tipo king size.

Você Sabia?

Que os DDWs são comparados a uma lavadora de roupas gigante? Isso é devido ao formato circular e porque eles são responsáveis por “lavar” a polpa da celulose nos estágios do processo de produção.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS