Indústria | Com Assessoria Fibria | 07/12/2016 13h08

Projeto Horizonte 2 recebe primeiro lavador de celulose fabricado na Finlândia

Compartilhe:

A Fibria conta com o que há de mais moderno no mercado para garantir que todo o seu processo de produção de celulose aconteça de forma sustentável. Exemplo disso, são os lavadores de celulose do Projeto Horizonte 2, modernos equipamentos importados da Finlândia. O nome dos equipamentos define sua finalidade, pois, após o cozimento, a polpa de celulose passa por lavagem para retirada de impurezas. O lavador foi desembarcado no porto de Vitória – ES, e percorreu cerca de 2.500 km para chegar na construção da segunda linha de produção de celulose de eucalipto na unidade da Fibria em Três Lagoas (MS). No total, são oito filtros que variam de cinco a dez metros de dimensão que serão montados na área de Linha de Fibras.

Iniciam os testes na subestação de energia elétrica do Projeto Horizonte 2

A subestação primária de energia elétrica do Projeto Horizonte 2 recebeu os primeiros testes, visando garantir o bom funcionamento e segurança. Os testes marcam as etapas finais para pré-operação. A conclusão da instalação da subestação é fundamental para permitir a partida da operação da nova linha de produção de celulose da unidade da Fibria em Três Lagoas. O Projeto Horizonte 2, além de gerar e consumir sua própria energia, passará a ter um excedente adicional de 130 MWh (megawatt hora), que será fornecido ao sistema elétrico nacional, contribuindo positivamente para o balanço energético brasileiro.

Você sabia? 130 MWh (megawatt hora) seria suficiente para abastecer uma cidade com 1,1 milhão de habitantes, ou dez cidades do porte de Três lagoas – MS.

Equipamentos da Caldeira de Recuperação se destacam pelo tamanho

A produção de celulose na Fibria é baseada em uma matriz energética sustentável. A energia elétrica é gerada a partir da queima de resíduos oriundos do processo, conhecidos como biomassa sólida e líquida, subprodutos da madeira. Esses resíduos são queimados em caldeiras para a geração de vapor que se transforma em energia. A Caldeira de Recuperação do Projeto Horizonte 2, por ser uma das maiores do mundo, tem equipamentos que se destacam pelo tamanho, como por exemplo, a fornalha alta, que possui 61 metros de comprimento. Esse equipamento é responsável pela queima dos resíduos. O comprimento da fornalha poderia ser comparado ao de três vagões de trem.

Fibria apoia ações do Programa Na Mão Certa em Três Lagoas

A Fibria juntou-se à Childhood Brasil para o desenvolvimento do Programa Na Mão Certa em Três Lagoas – MS. O programa tem como objetivo propor ações para proteger crianças e adolescentes da exploração sexual nas estradas brasileiras. Para isso, foram aplicadas ações que estabelecem a troca de experiências e informações sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Os motoristas de caminhão são os principais parceiros, que atuam como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. Dentre as ações, foram realizadas palestras e destruição de folhetos que anunciam o programa aos motoristas do Projeto Horizonte 2.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS