Infraestrutura | ASSECOM/PMCR | 17/04/2020 10h43

Construção de mais 10 leitos de UTI em Costa Rica

Compartilhe:

Com repasse no valor de R$ 1,2 milhões a FCHR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – MS irá possibilitar que o Município passe a ter 10 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva. O repasse financeiro foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

Com esses recursos a Fundação Hospitalar está construindo uma nova ala onde serão instaladas as 10 UTIs. Além disso, serão adquiridos móveis, equipamentos e insumos para o funcionamento das unidades.

As obras para construção da nova ala da Fundação Hospitalar iniciaram no dia 31 de março e já está no 15º dia. “O prefeito deu a missão de entregar a obra em 30 dias e graças à boa equipe, com bons funcionários estamos indo bem, perdemos apenas três dias chuvas. Serão 230 metros de área construída, com dois banheiros e uma sala de descanso para o médico e o companheiro de plantão”, contou o secretário Municipal de Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo.

Por sua vez, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa falou na live de quarta-feira, 15 de abril de 2020, que a conclusão da obra deve acontecer nos próximos 20 dias. “A gravidade dessa pandemia requer iniciativas rápidas e concretas, e todos nós precisamos estar imbuídos de um único ideal: prevenir a propagação do vírus”.

“Era uma obra que havíamos planejado para o segundo semestre deste ano, porém com essa pandemia do Covid-19 precisei lançar esse desafio ao nosso secretário. Conversei com os técnicos das secretarias de Saúde e Obras e todos empenhados aceitaram mais essa missão. Sou sabedor da participação dos vereadores com a aprovação do repasse a FHCR e também de todos os trabalhadores que fazem com muito empenho está obra que será referência em um futuro próximo”, destacou o Chefe do Executivo Municipal.

Segundo o secretário de Obras Públicas, as obras estão seguindo em tempo recorde. “Na quarta-feira iniciamos a cobertura da construção. Estamos aqui todos os dias empenhados na conclusão desta importante obra para sociedade”, disse.

De acordo com o projeto, que foi elaborado pelo Departamento de Engenharia do Município com orientação do arquiteto do Governo do Estado, Patrick Machado, os recursos do repasse são de dotações orçamentárias no orçamento vigente do Município. Podendo ainda, ser acrescidos emendas parlamentares impositivas dos vereadores ou de representantes das casas legislativas do Estado e da União.

Costa Rica será a única cidade da região do Estado que terá 10 leitos de UTI. “Ao concluir a obra os leitos vão atender neste primeiro momento pacientes que estejam infectados pelo Covid-19. Posteriormente, iremos cadastrar estas UTIs no Ministério da Saúde para que ao passar a pandemia atendermos pacientes de Costa Rica e da região, evitando inúmeros deslocamentos para grandes centros”, finalizou a secretária de Saúde Adriana Tobal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS