Infraestrutura | Com Prefeitura de Costa Rica | 05/08/2018 09h29

Costa Rica terá instalação de 100% de lâmpadas de LED

Compartilhe:

“Costa Rica será a primeira cidade de Mato Grosso do Sul que vai possuir 100% de sua iluminação de LED. Outras cidades já contam com essa modernização, mas não abrange todos os bairros”, comemorou o prefeito Waldeli dos Santos Rosa ao assinar na última quarta-feira, 1º de agosto de 2018, a ordem de serviço autorizando melhorias no sistema de iluminação pública da cidade.

Com a assinatura do documento, a partir deste mês, todas as ruas e avenidas da cidade vão receber modernas lâmpadas de LED, que iluminam mais, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio. “A troca de 100% das luminárias pela tecnologia LED será concluída até o final do ano”, garante o prefeito Waldeli que complementa: “o benefício deste tipo de iluminação está na intensidade da luz, deixando as ruas mais claras durante a noite”.

Conforme a subsecretária de Administração Liliane de Campos, após a modernização, as novas lâmpadas de LED trarão economia anual na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura, além de atender as normas de iluminação brasileira, a ABNT 5101.

"As atuais lâmpadas de vapor de sódio apresentam tonalidade laranja, gastam mais energia elétrica e iluminam menos por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original. Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da Lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e duram três vezes mais que as convencionais", explica Liliane de Campos.

Ainda de acordo com a gestora, outro ponto que vale destacar é a taxa de falha bem menor apresentada pelas luminárias LED. Enquanto as luminárias em Vapor de Sódio atuais apresentam taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED será de até 1%.

“Nos próximos dias a empresa já deve iniciar a instalação das novas luminárias. Diferente de algumas ruas foram trocados também os braços, nesta etapa que irá chegar a todo cidade, serão substituídas somente as luminárias”, esclarece Liliane de Campos.

Licitação
A empresa vencedora do Processo Nº 629/2018 – Concorrência 03/2018, foi a Laser Iluminação Eireli EPP. O valor do contrato é de R$ 2.557.975,56, sendo objeto de contratação a implantação de melhoria e modernização do sistema de iluminação pública de Costa Rica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS