Infraestrutura | Com Prefeitura de Três Lagoas | 08/01/2018 08h15

Mais de 15 escolas da REME de Três lagoas passam por reformas

Compartilhe:

Lançado em setembro de 2017 pela Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Três Lagoas (PROREME) continuam a todo vapor. Fruto da economia e contenção de despesas, 17 escolas passaram ou passam por reformas e ampliações.

 

Segundo a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, o programa foi pautado em pesquisas que confirmaram que a infraestrutura e o modo como está organizada a escola interferem na qualidade da educação, na motivação e na permanência do aluno na escola. “Conforme o cronograma, 17 escolas e 17 CEIs serão atendidos. As reformas acontecerão em etapas que se encerram em 2020”, explica a secretária.

 

A mais recente escola a ser beneficiada pelo projeto é o Centro de Educação Infantil (CEI) Jaci Cambuí Ferreira, do bairro Vila Piloto. Em funcionamento há 17 anos, o prédio passará por pintura interna e externa, manutenções em portas, janelas e correção de rachaduras.

 

 

O Centro atende atualmente 200 crianças do Berçário ao Pré I (0 a 5 anos) da Vila Piloto I,II,III,IV, V e bairros vizinhos. Segundo a Diretora do CEI há 06 anos, Márcia Cristina da Silva Alves, todos da escola estão ansiosos para vê-la concluída. “Nossa escola nunca passou por uma reforma desta qualidade e, por isso, funcionários, pais, comunidade, todos estamos muito felizes, pois o nosso prédio estava muito precário”, comenta.

 

Obras concluídas

 

Três das 15 escolas que passam pelo programa encontram-se com suas obras concluídas: o CEI Diógenes de Lima recebeu pintura externa; a Escola Municipal Senador Filinto Muller foi beneficiado com pintura externa, instalação de padrão de energia e na próxima semana deve receber 13 aparelhos de ar condicionado. Além dessas, o CEI Clementina Carrato teve a pintura concluída e também contou com reparos no prédio, estrutura metálica no pátio e ganhou novos portões e grades.

 

 

Finalizando

 

Cinco escolas já se encontram no final das obras, sendo que uma dessas é a Escola Ramez Tebet cuja pintura já está 90% concluída e a reforma e ampliação da cozinha encontram-se em andamento. A Escola Municipal Flausina Assunção Marinho e Olyntho Mancine (que conta com todas as salas de aula climatizadas) já alcançaram 70% da pintura, sendo que a última passa atualmente pela manutenção de portas e fechaduras. O CEI Massumi Otsubo e Dona Diva Garcia de Souza encontra-se com 80% da pintura externa concluída.

 

Em andamento


As demais escolas estão com 40 a 60% de suas obras concluídas, tais como a Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão que passa por reformas nas salas de aula, substituição dos forros de madeira por PVC e dos pisos de cimento queimado por granilite, além da ampliação de quatro salas de aula e manutenção da rede elétrica.

 

 

Já a Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira passa por revisão no telhado, retirada do forro de madeira e janelas em estado precário, substituição das portas de madeira por metalão e reforma de cinco salas de aula. A Escola Municipal Marlene de Noronha Gonçalves está com 50% da reforma e pintura concluídas, sendo que a substituição do forro do refeitório já foi finalizada e atualmente as equipes de empenham na troca dos pisos danificados.

 

Por sua vez, o CEI Nilza Tebet Thomé passa por reforma nos banheiros, adequação da cozinha de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros e ampliação de quatro novas salas de aula.

 

A reforma das três salas de aula, dois banheiros e ampliações da Escola Olga Salati encontram-se em andamento, assim como o CEI Lilian Márcia com a reforma de duas salas e banheiros com 50% concluídos. O CEI Guanabara já iniciou a verificação de telhados e manutenções gerais e deve iniciar a pintura na próxima semana.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS