Técnicos da CAF conhecem pontos críticos de Três Lagoas

"/>
Infraestrutura | Com Prefeitura de Três Lagoas | 24/10/2019 09h41

Técnicos da CAF conhecem pontos críticos de Três Lagoas

Compartilhe:

Na manhã de quarta-feira (23), técnicos do CAF (Banco de Fomento da América Latina) visitaram diversos locais de Três Lagoas que receberão grandes investimentos nos próximos anos.

O objetivo principal é a solução dos problemas de alagamentos enfrentados há muitos anos pelo Município em dias de chuvas. Porém, o projeto prevê uma impactante reestruturação no Município, o que abrange, além da macrodrenagem, a mobilidade urbana, preservação e exploração de material histórico, conservação ambiental, entre outros.

A missão internacional da CAF, liderada pelo argentino Nestor Felix e pelo brasileiro José Rafael, acompanhada dos secretários do SEINTRA (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito); SEMEA (Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio) e SEGOV (Secretaria de Governo e Políticas Públicas), Adriano Barreto, Toniel Fernandes e Daynler Leonel, respectivamente, conheceu de perto os locais mais críticos da Cidade, bem como, as soluções propostas para o novo sistema de drenagem.

Os córregos Brasília, da Onça e Japão, atuais destinos de águas pluviais estão entre os locais visitados pelas equipes. A antiga estação ferroviária também foi destino da missão, a revitalização do ponto histórico também contará com investimento.

Entre as indagações apresentadas pela equipe técnica, observa-se a preocupação com a qualidade da água devolvida ao solo nos novos sistemas de drenagem, a preservação do patrimônio histórico e cultural do Município, o aspecto sustentável da mobilidade urbana, o que inclui transportes não poluentes, como o ciclístico.

“Sabemos que o projeto é extremamente ambicioso e trará resultados impactantes e jamais vistos em Três Lagoas. A preocupação de um banco que visa o desenvolvimento da América Latina com outros aspectos, além dos de infraestrutura, nos mostra o quanto estamos elevando o patamar de nosso Município”, pontuou Adriano Barreto, que nas visitas esteve acompanhado de engenheiros da SEINTRA.

O Projeto

As tratativas para solução dos problemas de drenagem no Município se arrastam desde o início da atual gestão. Com base nas diretrizes apontadas pelo “Três Lagoas Sustentável”, de 2016, foi detectada a necessidade da realização de um grande projeto de Macrodrenagem para o Município. A via mais adequada, foi o financiamento pelo CAF, banco multilateral de desenvolvimento que reúne 19 países, entre eles, o Brasil.

Após aprovação pela Câmara de Três Lagoas em julho deste ano, o projeto que contará com o financiamento de US$ 50 mi, anseia a aprovação do Banco e aguardará, ainda, a autorização do Senado Federal, antes do início das obras.
Contrapartida

Os valores adquiridos via CAF, que se juntarão ao financiamento junto à Caixa Econômica Federal, não compreendem todo montante dos investimentos. Para que os projetos sejam executados, se faz necessária a contrapartida do Município. Visando adiantar ao máximo os trabalhos tão importantes para a população, a Prefeitura já conta com obras avançadas, que serão apresentadas aos investidores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS