Inocência | Com Prefeitura de Inocência | 12/09/2017 14h00

Prefeitura inicia campanha de vacinação anti-rábica

Compartilhe:

A Prefeitura de Inocência, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 06-09, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação segue até o dia 30 de Outubro.

A secretaria municipal de saúde, através da coordenadora de Endemias, Joceana Rosa da Costa, organiza a Campanha Municipal de Vacinação contra a raiva animal, doses destinadas para cães e gatos acima de três meses de vida.

A imunização destes animais é essencial para a saúde pública, pois, uma vez manifestada à incidência de raiva animal, passa haver perigo real de contágio para o ser humano. A raiva é um vírus que pode ser transmitida dos animais contaminados para o homem e a taxa de mortalidade da doença – que atinge apenas os mamíferos – é de praticamente 100% dos casos.

Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás, macacos entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano de forma acidental. O contágio é feito por meio de “troca” de secreções, pelo contato sanguíneo, ou mordida.

No caso da raiva canina, esta tem alguns tipos e fases e é incurável. Somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se “esconde” em locais escuros e ficam agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação pode variar de três a seis semanas.
Segundo a agenda programada pela Vigilância Epidemiológica, a vacinação acontece em duas etapas: dia 16/9 (sábado), das 8 às 17 horas, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada, no UESF- Valmir Vieira Lima (distrito do São Pedro) e no dia 23/9 (sábado), das 8 ás 17 horas, será realizada no UESF-Sebastião Francisco Ramos e no UESF- Abadio Garcia Leal

A coordenadora de endemias, Joceana Rosa da Costa, ressaltou que a transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido do animal infectado, principalmente, pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosa. “As recomendações indicam que ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras”, explicou à coordenadora.

A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo à doença em humanos, em nosso município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS