As medidas foram reveladas na sexta (25), em uma emenda à legislação vigente que foi apoiada pelo governo

"/>
Internacional | Canaltech com Reuters | 26/01/2019 11h00

França cria lei para proteger suas redes 5G de supostos espiões da Huawei

Compartilhe:

Nesta sexta-feira (25) a França anunciou que está aumentando a segurança de seu sistema de infraestrutura em telecomunicações para a próxima geração de redes a serem instaladas no país, as tão esperadas redes 5G. As medidas foram reveladas nesta sexta, em uma emenda à legislação vigente que foi apoiada pelo governo.

Segundo o texto da emenda, a nova legislação vai exigir que operadoras de telefonia busquem aprovação formal do Congresso para o uso de certos tipos de equipamentos que, devido à função que exercem na rede, podem também ser usados para espionar ou ainda sabotar as redes de comunicação do país.

Ainda que o ministro das finanças diga que a medida não visa nenhuma empresa em específico, a emenda é aprovada em um momento em que a cada dia cresce a insegurança para com os equipamentos da Huawei, com diversas alegações de que a empresa tem sido usada pelo governo chinês para espionar outras regiões, e países como os Estados Unidos, a Austrália e a Nova Zelândia (todos aliados políticos da França) já criaram leis que impedem que os produtos da Huawei sejam utilizados para a instalação de redes 5G nesses territórios.

Já na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores do país, Jean-Yves Le Drian, revelou em entrevista que sabia dos riscos inerentes ao uso de equipamentos da Huawei na instalação de redes de telefonia, e que o governo já estava trabalhando em medidas de proteção contra este tipo de espionagem.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS