Investigação | Com Camila Carvalho | 16/08/2016 14h09

Eldorado é alvo de investigações

Compartilhe:

A Eldorado Brasil, uma das maiores fábricas de Celulose do mundo, instalada em Três Lagoas, pagou cerca de R$ 33 milhões em contratos de consultoria na área de energia para empresas ligadas a Lúcio Bolonha Funaro. Apontado como operador do deputado Eduardo Cunha (PDMB). Segundo a assessoria de comunicação da empresa no município, as alegações estão sendo apuradas.

ACUSAÇÃO

Lúcio Bolonha foi acusado pelo ex-vice-presidente da Caixa, Fábio Cleto, de ter montado um esquema para pagamentos de propinas para liberação de empréstimos do FI-FGTS, fundo que usa os recursos para investir em projetos de infraestrutura. O esquema teria envolvimento do próprio Cunha, e agora aponta a empresa como participante do esquema.

De acordo com o Estadão, a Eldorado teria recebido, em 2012, R$ 940 milhões do FI-FGTS. Mesma época que começaram os pagamentos de consultoria para Funaro, que nega as acusações.
Já em 2013 a empresa realizou pagamentos em parcelas mensais para as empresas: Serra da Carioca Comercializadora de Energia, Araguai Comercializadora de Energia e Viscaya Holdin.

A Viscaya é conhecida no mercado e está registrada em nome de Funaro. As duas outras eram comercializadoras, e estão em nome de Neiva Bolonha Funaro. Ainda de acordo com o Estadão, nenhuma delas estava autorizada a operar na época.

DECLARAÇÃO

A Eldorado declarou ao Hojemais que após processo de busca e apreensão, realizado em 1º. de julho de 2016, a Eldorado contratou escritório de advocacia Veirano Advogados e empresa de investigação Ernst & Young para apuração das alegações relacionadas ao processo de financiamento com FI-FGTS.

Segundo a assessoria de comunicação os trabalhos estão em andamento. “A Eldorado reafirma seu compromisso de atuação transparente, reitera que todas as suas atividades são realizadas de acordo com a legislação em vigor e permanece à disposição dos órgãos públicos para quaisquer esclarecimentos adicionais”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS