Justiça | tjms | 03/09/2017 15h21

Carreta da Justiça realiza casamentos em Douradina

Compartilhe:

Eles viveram 30 anos juntos e tiveram 11 filhos, mas somente agora resolveram regularizar a situação civil. Quais sentimentos alcançam o casal nessa hora? “É uma emoção, porque não tínhamos condições de casar”, disse a mulher. “É a realização de um sonho”, completou o marido.

Dos 11 filhos do casal, uma filha também compareceu na Carreta da Justiça para regularizar sua situação familiar e deixou de integrar o quadro de casais conviventes para tornarem-se marido e mulher.

Outro casal atendido pela Carreta da Justiça, Walter e Maria Donizete, viveram juntos 36 anos e tiveram um casal de filhos. Essas e muitas outras histórias emocionaram a equipe da unidade móvel da justiça, que ficou durante toda a semana estacionada em frente à Praça Ana Rosa da Silva, em Douradina, à disposição da população douradinense que necessitava dos serviços do Judiciário para resolver suas demandas.

A exemplo de outras cidades atendidas pela Carreta da Justiça, o serviço mais procurado foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento. Só esta semana em Douradina foram 52 casais.

Das mais de 300 pessoas atendidas, houve ainda três pedidos de divórcio, 32 atendimentos feitos pela Defensoria Pública, 55 novas ações abertas, além dos atendimentos, consultas, informações e orientações gerais prestadas.

O juiz Wilson Leite Corrêa, da 4ª Vara Criminal de Campo Grande, respondeu pelos serviços da justiça esta semana e não escondeu a satisfação em ver os atendimentos realizados com qualidade e a satisfação da população com a prestação jurisdicional da Carreta.

Saiba mais – A Carreta da Justiça faz parte do programa Judiciário em Movimento – ação inédita no país, que completou um ano de existência no dia 24 de agosto - e tem recebido total apoio do presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, desde o início.

Além disso, a Carreta tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, além de processos do Tribunal do Júri.

A carreta tem a estrutura de um pequeno fórum, com gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, recepção, espaço para advogado, além de copa e banheiros.

As próximas comarcas a receber a unidade móvel serão Santa Rita do Pardo (de 11 a 15 de setembro) e Selvíria (de 18 a 22 de setembro). Nos três últimos meses do ano será a vez de Paraíso das Águas (de 2 a 6 de outubro), Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueirão (de 20 a 24 de novembro) e Alcinópolis (de 27 de novembro a 1º de dezembro).

Para o ano de 2018, Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS