Leilão | Da redação/ com Assomasul | 23/05/2016 16h26

Mato Grosso do Sul vacina contra a gripe 70,7% do público-alvo

Compartilhe:

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi batida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o início da tarde de sexta (20), último dia da mobilização nacional.

Em Mato Grosso do Sul, 411,8 mil pessoas já estavam imunizadas, representando 70,7% do grupo prioritário. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.

O Ministério da Saúde enviou aos estados 54 milhões de doses da vacina para imunizar as 49,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo. Vários estados anteciparam o início da vacinação. Desde a última sexta-feira (13), cem por cento das doses já haviam sido recebidas pelos gestores estaduais de saúde, que por seu turno são responsáveis pela distribuição aos municípios.

"Embora o encerramento da campanha esteja programado para esta sexta, os estados que ainda não alcançaram a meta, ou ainda possuírem doses disponíveis, podem seguir vacinando a população prioritária", explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi. Segundo o secretário, em todo o país, 22 estados puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal alcançada até este momento.

Até o momento, a região Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 85,7%, seguida pelas regiões Sudeste (85%); Centro-Oeste (79,1%); Norte (76,7%) e Nordeste (75,6%).

Dentre os grupos prioritários para a vacinação no estado de Mato Grosso do Sul, os trabalhadores de saúde contam com 43 mil doses aplicadas, o que representa 89,4% dos profissionais a serem vacinados. Entre as puérperas, 4,17 mil já foram vacinadas (76,8%); 201 mil idosos (82,2%); crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), com 120,3 mil vacinados (66,2%); 15,4 gestantes (55,8%).

Com 33,4 mil doses aplicadas, 48% dos indígenas que moram na região de saúde do estado de Mato Grosso do Sul foram vacinados até o momento. Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos dados segue outra dinâmica.

Também foram aplicadas 63 mil doses nos grupos de pessoas com comorbidades, mais população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional do estado de Mato Grosso do Sul.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, o que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS