Meio Ambiente | Com Prefeitura de Três Lagoas | 13/09/2019 08h12

Manejo das capivaras da Lagoa Maior

Compartilhe:

Um total de 32 capivaras foram retiradas da Lagoa Maior e levadas para o Parque Natural Municipal do Pombo. A ação desempenhada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), teve início às 15h30 de quarta-feira (11) com o embarque dos animais e foi até às 20h30, com a soltura no parque, próximo a um córrego.

Agora existem em torno de 130 capivaras na Lagoa Maior. O manejo deve continuar até atingir 50% da quantidade de animais. Cabe salientar ainda que o Município dispõe de autorização do IBAMA específica para esta ação.

A medida integra o plano da SEMEA de retirar parte das capivaras da Lagoa e leva-las para um local onde terão maior liberdade e diversidade de alimentação. O secretário da pasta, Toniel Fernandes, reforça que a estiagem e o trânsito eram os maiores problemas enfrentados pelas capivaras.

“Desde o início da estiagem, nós começamos a complementar a alimentação delas com cana triturada, alimento que tem boa aceitação e disponibilidade mesmo na estação seca. Em busca de comida, era comum as capivaras se deslocarem para os bairros, correndo risco de serem atropeladas. O Parque do Pombo é vasto e possui vegetação suficiente para que elas se alimentem bem, sem contar que é cercado por córregos. Este trabalho é único e exclusivo para proteger e garantir o bem-estar dos animais”, explicou.

Contando com reforço da Polícia Militar Ambiental, o trabalho foi feito pela equipe da SEMEA, composta pelo secretário Toniel Fernandes, a veterinária Andréa Santana, o biólogo Flávio Fardin e o coordenador de Agronegócio, Célio Lopes de Barros.

Parque do Pombo é uma reserva com 8 mil hectares de área preservada, cercada pelo Rio Pombo e Córrego Tapera e, atualmente, é o habitat de centenas de espécies de animais e vegetais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS