Meio Ambiente | Por Dughai Augusto | 20/08/2019 15h19

Meio Ambiente orienta população a evitar queimadas

Compartilhe:

A Prefeitura de Santa Rita do Pardo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Coordenadoria de Meio Ambiente e Turismo, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, está atenta e pede que a população colabore na prevenção e fiscalização das queimadas.
Com a chegada no inverno, também tem início o período de estiagem, que é marcada pela redução do volume de chuvas e consequentemente da umidade relativa do ar, que resulta em diversas doenças respiratórias. Nesse período também é comum a prática de queimadas, que gera grande incomodo para a própria população e agrava ainda mais as doenças relacionadas ao tempo seco, além de ser uma ameaça à preservação do meio ambiente e da qualidade do ar em nosso município.

– A orientação dos bombeiros para com a população é que todos fiquem atentos ao tratamento do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois esta ação pode fazer com que as chamas se propaguem para outros locais.

– Os resíduos não devem ser descartados em lugares de vegetação, principalmente aqueles objetos que possuem alta inflamabilidade.

– Em zonas rurais a atenção deve ser redobrada quando o assunto é fogueiras e lixos espalhados pelas matas.

– Quando estiver próximo de áreas verdes, não acenda fogueiras e velas, se necessário, capine a vegetação até que alcance a terra. Lembre-se de certificar se as brasas estão resfriadas. Se possível enterre o material combustível que sobrou.

– As faixas de terra sem vegetação, chamadas também de aceiros, devem ter atenção redobrada principalmente para os proprietários rurais que possuem terras às margens da rodovia. Para evitar incêndios estas áreas deveram permanecer limpas.

– Os incêndios em lotes baldios pode levar fumaça e fuligem que pioram a qualidade do ar, além dos riscos de atingir a rede elétrica e telefônica.

– Para proteger a propriedade, aceiros devem ser bem construídos, protegendo suas terras e a de seus vizinhos, pois a queimada empobrece o solo e diminui a produtividade.

É importante que a população ajude o poder público na fiscalização, a fim de evitar o crime de queimadas. Para denunciar, o munícipe pode ligar para os seguintes números:

190 – Polícia Militar

(67) 3541-3982 – Corpo de Bombeiros

(67)- Defesa Civil

(67)- 3591-1123 – Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

(67)- 3591-1130 – Coordenadoria de Meio Ambiente e Turismo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS