Meio Ambiente | Com Portal do MS | 01/10/2018 13h00

PMA, Ibama e ICMBio finalizam operação preventiva contra o tráfico de papagaios em MS

Compartilhe:

A Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Ibama com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram operação contra o tráfico de papagaio com 53 policiais e fiscais, no período de 26 de setembro até a manhã desta segunda-feira (1º.10), no intuito de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, tendo em vista que, depois da retirada das aves, mesmo quando se apreende, os problemas à natureza e os custos econômicos para cuidar dos filhotes até a reintrodução ao habitat são altos.

A principal região com problema de tráfico de papagaio e que é monitorada é a que constitui os municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Jateí, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo, porém, a Operação foi realizada em todo o território estadual.

Nesta Operação, os ninhos foram monitorados e as saídas do Estado foram fechadas com bloqueios, especialmente, para o estado de São Paulo, que é o principal destino registrado dos filhotes de papagaios traficados em Mato Grosso do Sul.

Apreensão

O filhote foi apreendido a 10 Km do centro de Três Lagoas.

Com os trabalhos executados, os traficantes não ousaram em tentar retirar as aves dos ninhos. As fiscalizações preventivas rotineiras e os trabalhos de inteligência serão mantidos e outras operações acontecerão até dezembro – final do período reprodutivo da espécie -, quando não há mais interesse dos traficantes, pois os filhotes já estarão grandes.

Durante a Operação, uma equipe da PMA e do Ibama que realizava os trabalhos preventivos nas propriedades rurais de Três Lagoas, abordaram em uma fazenda a 10 Km do centro, um veículo e encontraram um filhote de papagaio em uma caixa. A mulher que adquirira o filhote informou que iria criá-lo, porém, recusou-se a informar se havia retirado do ninho ou comprado; dessa forma, o mesmo foi apreendido.

A infratora, residente em Três Lagoas, foi autuada administrativamente e multada em R$ 5.000,00. Ela também foi conduzida à delegacia de Polícia Civil e responderá por crime ambiental, podendo pegar pena de seis meses a um ano de detenção.

Durante os bloqueios outros crimes ambientais acabaram sendo descobertos como, por exemplo, desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndio em vegetação e pesca ilegal. Com relação a crimes de natureza adversa à ambiental, 479 Kg de maconha foram apreendidos e uma pessoa denunciada por caça ilegal foi presa por posse ilegal de arma.

Problemas do tráfico de animais silvestres

O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o problema se resume quase que especificamente à espécie do papagaio.

Como o que interessa ao comprador é a capacidade que ela tem de aprender a imitar a voz humana, a retirada só é realizada enquanto filhote. Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no Estado, pois é o período reprodutivo dos papagaios, que é o animal mais traficado em Mato Grosso do Sul.

Neste período, operações preventivas nas propriedades rurais para prevenir a retirada dos animais e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a retirada dos filhotes, são fundamentais. Também é importante a vigilância a traficantes presos em anos anteriores. Bloqueios são importantes também nas saídas do Estado, pois evitam que traficantes de fora e locais sintam-se tentados a praticar o crime.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS