Meio Ambiente | Da Redação com Rádio Caçula | 01/11/2017 08h30

PMA inicia operação Dia de Finados dentro da pré-piracema

Compartilhe:

Devido ao feriado prolongado, que aumenta significativamente o número de pessoas presentes nos rios nos últimos dias de pesca aberta, a PMA (Polícia Militar Ambiental) começou hoje às 8 horas "Operação Dia de Finados", com encerramento no dia 5 de novembro às 7 horas, envolvendo 342 policiais.

Como aconteceu durante a operação ocorrida no último feriado prolongado, todo o efetivo administrativo será utilizado na operação.

No mês de outubro é comum ocorrer elevação do número de turistas de fora e a própria população do Estado nos rios praticando pesca, especialmente em feriados prolongados. Este feriado do dia de finados, mais ainda, por ser o último fim de semana e feriado com a pesca aberta.

O aumento do número de pescadores não se dá somente por ser o último mês de pesca, mas porque os cardumes já começaram a se formar para a piracema e a captura é mais fácil. Em razão disso, é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado, com a finalidade de se prevenir a pesca predatória e, desde o dia 1º de outubro, realiza a operação pré-piracema.

Determinação

O Comando da PMA (Polícia Militar Ambiental) determinou que as oito subunidades responsáveis pela fiscalização nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba intensifiquem a fiscalização, desde ontem (31) no leito desses rios, onde a pesca fecha hoje (1) a meia noite.

As equipes que já trabalham na Operação pré-piracema devem dedicar maior atenção ao leito desses rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória.

As subunidades de Cassilândia (MS) e Aparecida do Taboado (MS) desenvolverão fiscalização com maior atenção aos rios Paranaíba e Aporé, mas também com responsabilidades aos trechos do rio Paraná sobre suas circunscrições e aos rios de ambas as bacias, onde a pesca só fecha meia noite do dia 4.

As Subunidades de Três Lagoas (MS), Bataguassu (MS), Batayporã (MS), Naviraí (MS), Porto Primavera (SP), do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Naviraí (MS) e Mundo Novo (MS) intensificarão a fiscalização no leito do rio Paraná, onde o período de defeso começa da meia noite de amanhã (1), mas também com preocupação à fiscalização nos rios de toda a bacia, onde a pesca só fecha meia noite do dia 4, no intuito de se evitar a pesca predatória relativa à captura e transporte de pescado fora da medida, acima da cota permitida, com petrechos proibidos e em locais proibidos, atitudes que também são crimes e infrações administrativas, com as mesmas penalidades de se pescar durante a piracema.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS