MPMS | Da Redação/Com MPMS | 07/08/2015 16h05

Ministério Público implanta Projeto de Gestão por Competência

Compartilhe:

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou a implantação do Projeto Gestão por Competência e, na quarta-feira (5/8/2015), a Comissão Responsável por esse Projeto de Gestão no âmbito do MPMS recebeu a visita de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), que já passou pelo processo de implantação da gestão por competência e é referência no tema.

Na oportunidade, o Presidente da Comissão do Projeto de Gestão, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, atualmente exercendo a função de Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, agradeceu a visita e destacou a importância do Projeto Gestão por Competência. Participaram da visita técnica os colaboradores, José Roberto Freire (Doutor em Gestão por Competências) e Fernando Faleiros de Oliveira (Analista na área de Psicologia). Na ocasião foi apresentado pela comissão a estrutura organizacional e funcional do MPMS, e os trabalhos realizados até o momento.                                      

Durante o encontro, José Roberto Freire elogiou o trabalho da Comissão do MPMS, afirmando que “o trabalho está bem planejado e estruturado, e vocês tem todas as condições de realizar a implantação da gestão por competência com sucesso”.

Na oportunidade, a equipe da Embrapa relatou a experiência vivida no órgão, com destaque para a necessidade do apoio da Administração Superior, e a colaboração e participação dos integrantes da instituição, o que será obtido por meio de um processo de comunicação bem estruturado. Os colaboradores da Embrapa se colocaram a disposição para apoiar a comissão no desenvolvimento e implantação do Projeto.

Desde a criação da Comissão já foram realizados os seguintes trabalhos: elaboração do Regimento Interno, elaboração da Proposta de Projeto do Termo de Abertura do Projeto e do cronograma de execução, realização de pesquisas bibliográficas sobre o tema Gestão por Competências, participação no curso Gestão Estratégica de Pessoas e Plano de Carreira, fornecido pela Escola de Governo do MS, realizado no período de 1º a 20 de julho de 2015.

Histórico - Em novembro de 2014, integrantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) participaram do evento Multiplicando a Estratégia: Gestão por Competências, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), cuja temática considerou o contido no Acórdão 3.023/2013 – TCU, que recomenda a implementação do modelo de Gestão por Competências, como ferramenta para otimizar a operacionalização da governança e gestão de pessoas na administração pública.

Em atendimento a recomendação, o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Humberto de Matos Brittes, criou a Comissão Responsável pelo Projeto Gestão por Competências no âmbito do Ministério Público Estadual, por meio da Portaria nº 968/2015-PGJ, de 8 de maio de 2015, que é composta pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, atualmente exercendo a função de Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, e os servidores: Fabiano Alves Davy, Murilo Rolim Neto e Valdemilson Massayoshi Thaada, Diretores de Secretaria; Frederick Werner Castellani Viacek e Reginaldo de Oliveira Vilanova, Chefes de Departamento; e Christiane de Oliveira Landgraf Pinto, Técnico I.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS