MPMS | Com MPMS | 19/09/2018 14h00

Promotor de Justiça profere palestra na UFMS de Três Lagoas

Compartilhe:

Na Semana Nacional do Trânsito, o Promotor de Justiça Luciano Anechini Lara da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Três Lagoas ministrou palestra na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Três Lagoas.

A palestra, realizada na última terça-feira (18/9), reuniu mais de 300 pessoas entre acadêmicos, professores e comunidade que assistiram à apresentação do Projeto Sua Pressa Não Vale Minha Vida, desenvolvida pela 8ª Promotoria de Justiça de Três Lagoas.

O projeto tem o objetivo de difundir a educação do trânsito, a direção defensiva e a atitude proativa de todos os atores com objetivo de minimizar os crimes, evitar acidentes e preservar vidas. A campanha atenta ainda para a otimização de políticas públicas de enfrentamento e combate ao desrespeito às Leis de Trânsito, além de fomentar a obediência às regras e estimular todos os envolvidos, pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, fiscais, policiais e população em geral sobre a importância do tema, e reforçar ainda que a pressa momentânea pode ter consequências perenes e influir na vida da comunidade negativamente, e em escala catastrófica.

O Promotor de Justiça Luciano Anechini destacou a necessidade de abordar este tema para comunidade três-lagoense devido aos graves problemas de trânsitos enfrentados diariamente pela população:

“A aceitação e acolhimento da sociedade organizada de Três Lagoas ao Projeto tem mostrado a necessidade de se trabalhar o tema e a preocupação da população em mudar a triste realidade que nos assola como campeões estaduais em crimes de trânsito. Falar para a comunidade acadêmica ontem na UFMS foi fundamental, pois a plateia de mais de 300 pessoa era composta por formadores de opinião, pessoas que enfrentam a Av. Ranulpho Marques, trecho da BR 262 que corta a cidade, formada na sua maioria por pessoas entre 20 e 29 anos, faixa etária principal vitimada nos acidentes de trânsito urbanos e rodoviários na região de Três Lagoas, os quais puderam constatar dados específicos e formas de enfrentamento dessa realidade para mudarmos o quadro e melhorarmos a qualidade do trânsito em nosso município.”

De acordo com o Promotor Três Lagoas (MS) é a cidade com maior número de denúncias por crimes de trânsito no Estado, tendo três vezes mais denúncias por esses crimes que a Capital, mesmo sendo oito vezes menor em população. São 15,4 denúncias a cada 10 mil habitantes em Três Lagoas, contra 5,62 em Campo Grande.

Somente em 2017, foram registrados 992 acidentes que envolveram motoristas de veículos, caminhões pesados, motocicletas ou até mesmo bicicletas, nas ruas e avenidas de Três Lagoas. Houve, ainda, 192 denúncias por crimes relativos a trânsito, conforme registros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Projeto Sua Pressa Não Vale a Minha Vida

A campanha desenvolvida este ano conta com uma página no Facebook para divulgar dados e estatísticas sobre o trânsito, além das ações educativas em escolas, universidades, instituições em geral e todos os setores do Município. Nesta semana a página atingiu mil curtidas.

Confira a página da Campanha “Sua Pressa Não Vale Minha Vida” clicando aqui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS