OAB/MS | Da redação/ com OAB - MS | 20/02/2016 08h50

Conselho Regional de Medicina Veterinária discute Saúde Única com a OAB/MS

Compartilhe:

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Karmouche, recebeu nesta quinta-feira (18) o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), João Vieira de Almeida Neto, que defendeu o conceito mundial de “Saúde Única” como estratégia para melhor compreender e resolver os problemas contemporâneos de saúde no Estado e no país.

 


De acordo com João Vieira Neto “Saúde Única” é a integração entre as saúdes humana, animal e ambiental com a participação do profissional de medicina veterinária neste processo. “Essas três saúdes precisam estar alinhadas para que o mundo funcione melhor. Viemos pedir apoio da OAB porque é uma instituição fundamental para que essa articulação com a sociedade aconteça”, disse.

 


O movimento da Saúde Única adota uma política que advoga o estreitamento de laços entre a medicina humana e a veterinária, convidando ambas profissões para ações colaborativas e investigativas que auxiliem a avaliação, o tratamento e a prevenção das doenças de transmissão inter-espécies. Além disso, estimula a discussão de estratégias, que reforcem a colaboração entre essas duas profissões, na educação médica, cuidados clínicos, na saúde pública e na investigação biomédica.

 


O presidente do CRMV-MS comentou que os Conselhos Técnicos da área de saúde, sejam eles medicina, farmácia, odontologia ou enfermagem, já têm essa visão de que sem um ambiente saudável não há saúde humana e de que, sem animais saudáveis a saúde humana também fica comprometida. “Nós temos conhecimento técnico e científico para contribuir com as discussões. Queremos agora aplicar as políticas corretas na área da saúde”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS