Olimpíadas 2016 | Com Portal Brasil | 30/07/2016 13h00

Olimpíada deixará legado meteorológico para o País

Compartilhe:

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão contar com as previsões e serviços meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As competições de 20 modalidades esportivas dependem das condições do tempo para serem realizadas ou mesmo para a definição de estratégias dos atletas. Para isso, uma equipe de mais de 30 profissionais formada por oceanógrafos, pesquisadores, técnicos e especialistas em computação vai atuar durante a Rio 2016, que começa no dia 5 de agosto.

"Alguns eventos esportivos poderão ser suspensos e reprogramados de acordo com as previsões", explica o meteorologista Sergio Henrique Ferreira, responsável pelo suporte do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe para os Jogos Rio 2016.

Há cerca de um ano, nove instituições federais, estaduais e municipais – entre elas o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), também vinculado ao MCTIC – dedicam-se a um esforço conjunto com a Autoridade Pública Olímpica (APO) para atender às demandas da Olimpíada e também da Paralimpíada, marcada para 7 de setembro. O CPTEC, por exemplo, é o responsável pelas previsões numéricas de ondas, marés e correntes. Os dados podem ser acessados aqui.

Legado meteorológico

Segundo o pesquisador Sergio Henrique Ferreira, os modelos utilizados nos Jogos, de alta resolução espacial, poderão ser reaproveitados para dar suporte a atividades portuárias da Baía de Guanabara e da aviação civil. Poderão ainda ser adaptados a outras regiões do País.

Outra área que se beneficiou foi a de assimilação de dados em modelos numéricos de alta resolução. Foram feitos grandes esforços de assimilação de dados de radares meteorológicos e de dados de perfiladores de vento para abastecer modelos de previsão de alta resolução. Essa é uma das principais etapas do processo de geração da previsão numérica do tempo, uma vez que é a partir dessas variáveis que se inicia o processamento do modelo da previsão do tempo.

"Este trabalho deverá resultar em avanços consideráveis à área de previsão de tempo de curto prazo", destacou Ferreira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS