Oportunidade | Com Gazeta do Pantanal | 08/12/2016 16h35

Comércio de MS deve contratar 5 mil trabalhadores temporários

Compartilhe:

A contratação de trabalhadores temporários para o comércio de Mato Grosso do Sul, que começou em novembro, para reforçar as vendas de final de ano, deverá fechar o mês de dezembro com cerca de 5 mil novas contratações, dando oportunidade para novos profissionais desempregados ou que estão entrando pela primeira vez no mercado de trabalho. A estimativa é de Pedro Lima, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, filiado à Força Sindical.

Cinco mil trabalhadores temporários, segundo Lima, representa 5% do cerca de 100 mil comerciários efetivos do comércio nos 79 municípios do Estado e deverão ser contratados até meados de dezembro. “Em outros anos, fora dessa crise econômica que assola o País nesses últimos tempos, a média de contratação de temporários para as vendas de final de ano era de 10% desses 100 mil empregados. Hoje, nossa realidade é outra e estimamos em apenas 5% de contratações nesse período”, explicou.
Pedro Lima, que preside também o Sindicato dos Empregados no Comércio de Dourados disse que lideranças sindicais dos comerciários dos demais municípios de MS, na sua maioria, está otimista com as vendas de final de ano e a consequente contratação de mão de obra para reforçar as vendas.

Divino José Martins, presidente do Sindicato dos Comerciários de Ponta Porã, por exemplo, afirma que as vendas estão boas na cidade, mesmo antes desse período de final de ano. Segundo ele, com a alta do dólar, houve uma inversão do comércio na fronteira, ao longo desse ano: “Foram os paraguaios que vieram para o comércio brasileiro comprar de tudo, alimentos, eletrodomésticos e outros produtos.

Com esse desempenho do comércio em Ponta Porã, a contratação de temporários começou mais cedo. Muitos foram efetivados para adequar o quadro de funcionários para receber os vizinhos paraguaios que continuam comprando na cidade.

Em Corumbá, o líder sindical dos comerciários, Orlando Terredor Pinto também está bastante otimista. Tem observado inúmeras contratações e acredita que até meados de dezembro, deverão ser contratados em torno de 500 temporários para suprir a demanda local.
Hoje, Corumbá conta com cerca de 5.500 empregados efetivos o líder sindical acredita que muitos desses temporários serão efetivados, “já que 2017 sinaliza positivamente para nossa economia”, afirma.

Em Campo Grande, Idelmar da Mota Lima, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, prevê a contratação de 2 mil trabalhadores temporários para este ano. Esse número também representa 5% dos 40 mil empregados efetivos do setor. “Também estamos otimistas com a recuperação gradativa da economia e acreditamos que 2017 será muito melhor que este ano.
O presidente da Fetracom, Pedro Lima, também acredita que muitos desses cinco mil temporários acabarão sendo efetivados no comércio já que o próximo ano deverá ser melhor que 2016. “Além disso, é preciso lembrar que muitos desses empregados temporários acabam se revelando bons funcionários, que acabam conquistando um lugar definitivo na empresa”, explica.

Pedro Lima lembra também que grande parte dos empregados no comércio ganham comissões nas vendas e isso contribui para que tenham um desempenho maior no exercício de suas funções e isso, consequentemente, repercute também na sua permanência na empresa e não só como empregado temporário, para suprir o movimento de dezembro.

A diretoria da Fetracom/MS tem acompanhado o desenvolvimento do comércio, por intermédio de suas lideranças sindicais da base, que estão ligadas diretamente aos empregados, “por isso temos essa visão otimista que tempos melhores virão e que a crise econômica nacional será superada dessa forma: com a força do trabalho dos empregados em todos os setores de desenvolvimento deste nosso País”, afirmou Pedro Lima.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS