Paranaíba | Com Prefeitura de Paranaíba | 24/01/2018 08h00

Campanha de controle e prevenção de escorpiões é intensificada

Compartilhe:

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Paranaíba e Secretaria Municipal de Saúde, através do Controle de Vetores, desenvolveram várias ações para controle de escorpiões e prevenção de acidentes.

 

Nessa época do ano, o risco de aparecimento desse animal peçonhento é mais intenso, principalmente do escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que é o mais comum. A picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, porque o veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico. Os mais predispostos a riscos fatais são as crianças e os idosos.

 

Diante disso foram feitas todas as orientações necessárias para que a população mantenha os terrenos e quintais limpos, com isso poderão diminuir muito o risco de aparecimento desses animais.

 

O Controle de Vetores informa que em caso de aparecimento dos escorpiões os cidadãos poderão ligar para o telefone 3669-0093 e solicitar atendimento. Mesmo tomando todas as precauções necessárias, é preciso tomar alguns cuidados para evitar e diminuir os riscos da picada, como:

 

- Sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar

- Afastar a cama uns 10 cm da parede

- Não deixar as roupas de cama encostadas no chão

- Cuidados com cortinas, tapetes de banheiro e de cozinha onde o animal pode ficar enroscado

- Não deixar roupas no chão

- Verificar as caixas de gordura abertas que podem conter baratas que atraem os escorpiões

 

A orientação é que se alguém for picado por um escorpião, cobra ou outros animais peçonhentos, que seja levado imediatamente para a Santa Casa e se possível levar também o animal vivo em um frasco fechado, para identificação e aplicação do soro antiofídico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS