Paranaíba | Com Assessoria | 23/03/2018 07h00

Crianças participam da soltura de 60 mil peixes da CTG Brasil

Compartilhe:

Na tarde de quarta-feira (21), a CTG Brasil soltou 60 mil peixes das espécies piapara e curimbatá no reservatório da usina hidrelétrica Ilha Solteira. A atividade, comemorativa ao Dia Mundial da Água (22), foi realizada na Estância Turística Alencastro, na zona rural de Paranaíba (MS), com a participação de 50 alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Aljan Machado, as solturas feitas nos reservatórios de Ilha Solteira e Jupiá, no Rio Paraná, fazem parte do programa de manejo pesqueiro da empresa, “que prioriza espécies de peixes importantes para o ecossistema da Bacia do Paraná e que possuam valor econômico e cultural para as comunidades ribeirinhas.”

Participaram da ação educativa alunos do 5º e 6º anos da EM Major Francisco Faustino Dias. Depois de receberem uma palestra sobre reprodução de peixes em cativeiro e a importância do repovoamento da Bacia do Paraná, as crianças vivenciaram a soltura dos peixes na natureza. “A CTG Brasil tem essa preocupação em conscientizar a comunidade, e o trabalho de educação ambiental com as crianças é sempre muito compensador”, comenta Machado.

Manejo pesqueiro

De acordo com o diretor da CTG Brasil, a meta anual da companhia é colocar 2,1 milhões de novos peixes nos reservatórios das hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá. As solturas ao longo do ano devem incluir outras espécies nativas importantes para a região, como piracanjuba, dourado e pacu-guaçu, que também fazem parte do programa de manejo pesqueiro da empresa.

Os peixes para abastecer o programa são produzidos na Estação de Aquicultura localizada em Salto Grande (SP), às margens do Rio Paranapanema. “Mantemos uma parceria com a Rio Paranapanema Energia – detentora da estação e de oito hidrelétricas no Paranapanema – que é uma subsidiária do Grupo CTG Brasil e possui larga experiência na produção de peixes em cativeiro para repovoamento”, explica Machado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS