Paranaíba | Com prefeitura de Paranaíba | 09/07/2021 13h22

Prefeitura de Paranaíba realizará drive-thru de vacina contra a gripe

Compartilhe:

Com o fim da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Prefeitura de Paranaíba está disponibilizando as doses restantes para toda a população a partir dos seis meses. Para evitar aglomeração nas Unidades de Saúde, a vacinação ocorrerá em modelo de drive-thru no Espelho D’Água, na frente da Tenda do Espetinho, no sábado (10).

O Prefeito Maycol Queiroz enfatizou a importância da vacina para gripe. “Sabadão é contra gripe, que é muito importante. Esperamos vocês lá, das 7h às 16h”. A vacinação nos PSF acontecerá normalmente a partir de segunda-feira (12), das 7h30 às 15h30. Já a imunização no sábado, será no Espelho D’Água, na Tenda do Espetinho, a partir de 7h. Será realizada enquanto durarem os estoques.

A secretaria de Saúde informou que podem receber a doses qualquer pessoa desde que apresente documento de identidade. “A vacinação protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A imunização é importante, pois o vírus afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave”, disse Amauri Mariano, secretário de Saúde. No entanto, a Prefeitura de Paranaíba lembra que a vacinação não protege contra a Covid-19. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza).

Segundo o coordenador de Imunização, Celso Costa, o momento requer todas medidas possíveis de melhoria. “Devido à situação de pandemia do novo coronavírus, a gestão de municipal adotou uma série de medidas visando garantir a segurança da população, como esse drive vacina, imunização dos idosos em domicílio, orientação sobre o distanciamento social em todas as Unidades de Saúde, horário estendido e estrutura externa nos pontos de vacinação”.

A coordenadora das Unidades de Saúde, Franciani Mariano Forni, explica que embora o ponto seja de drive thru, todos que se dirigirem ao local serão vacinados, independentemente de estarem em carros ou não. A coordenadora adverte, no entanto, que aqueles que têm a segunda dose da vacina contra a Covid programada para o fim deste mês aguardem mais um tempo antes de garantir sua dose da gripe. “Isso porque as pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19 devem tomar a vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias. Após esse período, eles podem se dirigir a um dos PSF do município”, diz.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS