Paranaíba | Com Prefeitura de Paranaíba | 23/05/2019 15h44

Primeiro dia da Parada da Diversidade debate temas atuais em Paranaíba

Compartilhe:

Visando debater sobre os riscos das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e igualdade social, iniciou na noite de quarta-feira (22), em Paranaíba a primeira Parada da Diversidade. O evento, que segue até sábado (25), terá palestras sobre variados temas.

“Nosso intuito é trazer a luz os riscos que causa a falta de proteção no sexo, porque cada vez mais as doenças relacionadas a sexo crescem e é um tema que precisa ser trabalhado para que a população tome consciência dos riscos”, explicou a secretária de Saúde, Débora Queiroz.

Na primeira noite de evento, palestraram os advogados Lucas Teixeira e Júnior Tomaz, o debate falou sobre “Direito homofóbico e violência homofóbica”, durante a conversa com o público presente os palestrantes trouxeram dados sobre violência contra o público trans no Brasil. A noite contou ainda com homenagem a vereadora Sarita dos Santos, que é a primeira trans a ocupar uma cadeira na câmara municipal.

Mirian Rezende, responsável pelo Sae (Serviço de Assistência Especializada) lembrou que o público gay ainda é o mais infectado por doenças relacionada ao sexo, e esses dados, explica ela, é por conta da falta de informação quando iniciada a vida sexual. “Tanto falar sobre sexo, quanto sobre doenças relacionadas a ele é um tabu ainda na nossa sociedade, por isso vemos com bons olhos eventos como este que proporciona educação sexual”, disse.

Nesta quinta-feira (23) o ciclo de palestras segue com o tema “Gênero e sexualidade no contexto familiar”, desta vez as psicólogas Leila Betoni e Sabrina Alecrim trabalham o tem. A roda de conversa acontece às 19h na Acip (Associação Empresarial de Paranaíba) e é aberta ao púbico.

Na sexta-feira (24) haverá um depoimento emocionante a cerca da vida da Drag Queen Paulinha Martinelly, de Três Lagoas. Já no sábado (25) o evento será no Carnaíba, com palestra de um médico especialista que tratará do tema “IST’s riscos na atualidade” e após a conversa haverá shows com DJs e apresentações.

IST’s

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos no Sae de Paranaíba.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS