Paranaíba | Com Prefeitura de Paranaíba | 05/03/2018 12h11

Vigilância Sanitária promove ação de combate à Leishmaniose canina visceral

Compartilhe:

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba está desenvolvendo uma ação de combate à leishmaniose canina visceral no município, após o registro de casos confirmados da doença. As clinicas veterinárias da cidade foram notificadas a informarem os casos positivos e os agentes comunitário de saúde levarão orientações aos moradores sobre sintomas e a necessidade de limpeza em terrenos e casas.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria Gilson Luiz Piva Filho, fiscal da Vigilância Sanitária do município, a situação é preocupante, pois a leishmaniose canina é uma zoonose que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos.

A enfermidade é causada por um protozoário transmitido por meio de picada da fêmea do mosquito-palha infectado - Lutzomyia longipalpis. A espécie também ataca humanos e a doença pode levar à morte em 90% dos casos, quando não há tratamento, destacou a administração.

Nos próximos dias, de posse das informações enviadas pelas clinicas veterinárias, a vigilância sanitária do município vai realizar uma busca epidemiológica para identificar as regiões com ocorrências da doença. “Temos que barrar a proliferação do mosquito causador da enfermidade”, assinala Gilson Luiz Piva Filho.

Ele alerta que um dos focos preferidos do mosquito palha são as galinhas e aves criadas na zona urbana do município. Os sintomas da leishmaniose em cães podem incluir emagrecimento, perda de pelos, fraqueza, feridas, gânglios inchados, crescimento exagerado das unhas, anemia, dentre outros.

O diagnóstico preciso da doença só pode ser feito por um médico veterinário, que realizará exames de sangue e exames citológicos, feito a partir de pequenas amostras de tecidos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS