Pesquisa | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 30/08/2019 10h02

'População de Chapadão é maior que estimativa do IBGE'

Compartilhe:

Com crescimento populacional de 2,68% em um ano, Chapadão do Sul chega a 25.218 habitantes, segundo a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, na última quarta-feira, 28.

Com esse novo número Chapadão do Sul que anteriormente era 21ª maior cidade do Mato Grosso do Sul passa a ser a 20ª, ultrapassando Anastácio. Além disso, o município foi a quarta cidade com maior índice de crescimento segundo o Instituto ficando atrás apenas de Itaporã (4%), Sidrolândia (2,82%) e Nova Alvorada do Sul (2,73%).

O prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, comemorou o crescimento populacional do município, mas afirma que a população de Chapadão do Sul é muito maior. “Com os dados que nós temos que passa desde os números de veículos registrados, alunos matriculados, ligações de água e de energia até construções de residências, podemos avaliar que nosso município conta com aproximadamente 35 mil habitantes”.

Os dados que colaboram com a afirmação do prefeito João Carlos Krug são:

Mais de 20 mil veículos registrados no Detran de Chapadão do Sul

Aproximadamente 2,7 mil Alvarás e Habite-se para Construção desde de 2017

Aumento de 7,1% da taxa de ligação de energia em 2019

Mais de 9,7 mil ligações de água ativas

Mais de 4,7 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, além disso Chapadão do Sul conta com três escolas particulares e duas estaduais.

O prefeito acredita que o Censo Demográfico 2020 que atualizará acertadamente a população de Chapadão do Sul, tendo em vista que o último Censo foi em 2010, e nesses últimos nove anos os números são apenas estimativas. Além disso, ele ressalva que esse número defasado prejudica o município. “O IBGE usa projeções de um crescimento em cima da média do Censo de 2010, e está não é a realidade. Então, isso até nos prejudica, ficamos com fatia menor do Fundo de Participação dos Municípios”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS